Mercado já prevê inflação abaixo de 3% neste ano
Nos dois anos, a meta de inflação é de 4,5% com uma margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Se o IPCA deste ano ficar abaixo de 2,5%, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, terá que enviar uma carta ao ministro Guido Mantega (Fazenda) explicando os motivos da meta não ter sido comprida.
Na semana passada, o BC reduziu de 3,8% para 3,4% a expectativa de inflação.
A projeção do IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) passou de 3,26% para 3,22%. Já a do IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado) caiu de 3,39% para 3,31%.
Sobre a taxa de juros, os analistas mantiveram a previsão de que a Selic no final do ano estará em 13,5%. Hoje ela está em 14,25% ao ano.
PIB
A projeção para o crescimento da economia foi mantida em 3,09% em 2006. O BC acredita em um crescimento de 3,5% e o Ministério da Fazenda, de 4%. Já para a produção industrial, a projeção do último levantamento do BC caiu de 3,55% para 3,51% para este ano.
Já a projeção em relação ao superávit comercial --saldo positivo entre exportações e importações-- foi mantida em US$ 43 bilhões.
Comentários