Pesquisa inédita irá identificar demandas de qualificação em MT
“A partir dos resultados da pesquisa, os empresários podem esperar investimentos por parte do Senai em novos produtos e processos de modernização, principalmente em educação profissional”, avalia o diretor regional do Senai – MT, Gilberto Figueiredo. “Além de aprimorar os serviços, estamos trabalhando na prospecção de novas áreas de atuação, seguindo as tendências econômicas de Mato Grosso”, afirma.
O gerente de pesquisa e estatística do departamento nacional do Senai, Gílson Oliveira, e a consultora em pesquisa, Márcia Helena de Lima, estiveram em Cuiabá de 18 a 21 de setembro para acompanhar o processo preparatório da pesquisa. “Mato Grosso, assim como os outros Estados, tem sentido a necessidade de atualizar produtos para atender às necessidades das empresas industriais”, avaliou Oliveira.
Para a consultora de pesquisa, o desenvolvimento industrial está em processo de deslocamento, da região sul e sudeste, para o centro-oeste. “Além de áreas como alimentação e mineração, que têm buscado a capacitação, áreas transversais como gestão, relacionamento humano e segurança no trabalho vão precisar de mão-de-obra qualificada”, afirma Márcia.
Segundo o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso – Fiemt, Nereu Pasini, um dos grandes entraves para o desenvolvimento industrial e agregação de valor dos produtos mato-grossenses é a falta de mão-de-obra qualificada, juntamente com outras variáveis como logística de transporte e excesso da carga tributária. “Acredito que a partir deste diagnóstico, poderemos fomentar ainda mais a qualificação profissional no Estado e com isso apoiar o desenvolvimento econômico de nossa região”, analisa.
Os segmentos industriais que participarão da pesquisa são: alimentos e bebidas, madeira e mobiliário, têxtil, construção, reparação e manutenção de veículos, produtos minerais não metálicos, couro e metal-mecânica. O resultado será divulgado em janeiro de 2007. Outras informações pelo telefone (65) 3611-1554.
Comentários