Lançamento do satélite europeu de órbita polar MetOp-A é adiado
A Organização Européia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat) informou hoje que "neste sábado, dia 30 de setembro, o componente superior do lançador sofreu um impacto mecânico", razão pela qual o processo de lançamento foi interrompido e deverá ser feita uma nova inspeção.
O incidente aconteceu durante a colocação final da parte superior do foguete no trem que o transportaria ao lançador. Segundo a Eumetsat, uma manobra errada fez com que o componente caísse alguns centímetros.
Uma audiência preliminar não encontrou problemas aparentes, mas será feita uma inspeção completa do satélite e da parte superior do foguete (Fregat).
A parte superior do lançador é composta pelo satélite, a parte superior do foguete e a combustão do Soyuz-2, encarregado de colocá-lo em órbita polar.
O MetOp-A é o primeiro satélite europeu meteorológico de órbita polar e seu objetivo é aperfeiçoar as previsões sobre o clima. O lançamento estava previsto para o início de outubro.
Os novos satélites foram criados em conjunto pela Eumetsat e a Agência Espacial Européia (ESA). Depois que estiverem em órbita, a gestão e a manutenção dos satélites ficará a cargo da Eumetsat, que informou que fará uma análise mecânica e uma avaliação para saber se houve impacto no hardware de vôo.
Os resultados deverão ser divulgados na terça-feira e serão decisivos para determinar se o processo de lançamento continuará ou não.
Se as conclusões das análises forem positivas e se o fabricante do foguete, a Starsem, der sua confirmação, a Eumetsat considera que na quarta-feira poderá anunciar uma nova data para o lançamento.
Comentários