Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 01 de Outubro de 2006 às 11:50

    Imprimir


A Polícia Federal prendeu uma equipe do SBT (um jornalista, um cinegrafista e um técnico de apoio) que conseguiu, na madrugada de hoje, registrar imagens inéditas da tripulação do Legacy 700, aeronave de fabricação brasileira, que colidiu com o Boeing 737-800 da Gol, em pleno ar, na tarde de sexta-feira.

Os agentes federais também apreenderam a fita da equipe, num gesto considerado truculento por toda a imprensa mato-grossense.

O superintendente do grupo Cidade Verde, afiliada do SBT em Cuiabá, Luiz Carlos Becari, já conseguiu a liberação da fita e agora tenta libertar a sua equipe. Com a colisão, o boieing da Gol perdeu a estabilidade e caiu no município de Peixoto de Azevedo, entre a Gleba Jarinã e a aldeia indígena Matitutre Capotó.

Neste momento, o advogado do grupo Cidade Verde, Ricardo Monteiro, tenta a liberação da equipe que foi presa pelos agentes federais por volta das 04h45, no aeroporto Marechal Rondon. Por telefone, Becari disse ao OIhar Direto, agora há pouco, que "tem muita coisa estranha neste fato", que ele considera "um absurdo".

A editora executiva de jornalismo do SBT, Lídice Lanes, disse ao Olhar Direto, por telefone, que sua equipe, em momento algum, transgrediu regras ou cometeu alguma irregularidade ou uso de estratagemas para obter as imagens. Segundo Lanes, foram presos o jornalista Ricardo Martins, o cinegrafista Marcus Xavier e o auxiliar técnico Rubens de Jesus.

"Queremos e temos o direito de exigir a liberdade de imprensa e o direito à informação, lembrando que a imprensa norte-americana, que é agressiva na busca desses direitos, teria feito o mesmo. Mas nossa equipe não pulou muros, não invadiu nenhum recinto, ma apenas fez o seu trabalho", declarou Lanes.

Os norte-americanos chegaram em Cuiabá às 20h35 de ontem a imediatamente começaram a depor. Foram ouvidos pelo delegado Anderson Garcia, da Inteligência da Polícia Civil, que investigará as causas e consequências da colisão a aeronave com o boeing 737-800 da Gol. Os norte-americanos foram ouvidos na condiçao de vítimas e foram liberados.

Fizeram exame de corpo de delito nos ocupantes do jato Legacy e, segundo a assessoria da Sejusp, às 23h43, já foram ouvidos o piloto Joseph Lepore e o co-piloto Jan Palldino. Eles foram ouvidos pelo delegado Anderson Garcia. Um dos passageiros, David Rimmer, também foi ouvido pelo delegado Marcelo Felisbino.

Os outros passageiros ouvidos foram: Henry Yendle, Ralph Michielli, Joe Scharkei e Daniel Bachmann.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272240/visualizar/