Exército israelense anuncia sua retirada do Líbano
Fontes militares confirmaram que Israel retirou todas as tropas que estavam no território libanês e que se encontravam no país árabe desde 12 de julho, quando eclodiu o conflito de 34 dias contra a milícia do Hisbolá.
A retirada das tropas aconteceu em virtude da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU.
A resolução estipula que 15 mil soldados libaneses, com a cooperação de 15 mil da Força de Interposição da ONU (Finul), estabelecerão a soberania do Governo central de Beirute ao sul do rio Litani, território que era controlado pela milícia do Hisbolá antes do conflito.
O Exército israelense confirmou que um pequeno contingente ainda se encontra na parte libanesa da cidade dividida de Ghajar, onde não há separação fronteiriça para não dividir a população local.
Segundo o jornal israelense "Ha''aretz", nos últimos dias permaneciam no Líbano várias dezenas de soldados em posições nos setores central e oriental da fronteira.
A retirada foi precedida no último mês pelo posicionamento de uma força internacional, assim como por efetivos do Exército regular libanês.
A rádio pública israelense informou que um oficial da Finul prestará serviços e servirá como ligação no comando do norte de Israel.
Comentários