Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 30 de Setembro de 2006 às 22:36

    Imprimir


Eleitores de diversos municípios do Mato Grosso terão transporte gratuito no dia da eleição. Os de Acorizal, a 61 quilômetros da capital Cuiabá, na zona rural do estado do Mato Grosso, serão beneficiados.

A Justiça eleitoral do município solicitou à prefeitura de Acorizal seis ônibus, que estarão identificados com o "A serviço da Justiça Eleitoral". Uma lei eleitoral dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte e alimentação para os eleitores da zona rural na data do pleito.

Serão ainda beneficiados pela lei os moradores de São José do Rio Claro, localizado entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, a 290 quilômetros de Cuiabá. Para estes eleitores, estarão disponíveis 15 ônibus e cinco kombis.

Já nos municípios de Guarantã do Norte e Novo Mundo, na região norte de Mato Grosso, além do transporte, quem vota terá direito a alimentação. Ela ficará por conta dos representantes dos partidos políticos que integram a Comissão Especial de Transporte e Alimentação, criada como estabelece a lei.

A comissão tem a participação de autoridades públicas obrigatórias (juiz eleitoral, promotor eleitoral, chefe do cartório eleitoral) e de fiscais partidários, coligações e do cidadão.

De acordo com o chefe de cartório da 44ª zona eleitoral, Diogo Santana Souza, o dinheiro que irá custear a alimentação virá da verba dos partidos locais. Serão doações e não do fundo partidário.

Em São Félix do Araguaia, a 1,1 mil quilômetros ao nordeste de Cuiabá, serão beneficiados cerca de 400 eleitores que vivem em locais distantes e de acesso ruim, em especial os que vivem em distritos indígenas, longínquos e essencialmente rurais.

O chefe do Fórum Eleitoral da 15ª. Zona Eleitoral, em São Feliz do Araguaia, no Mato Grosso, Anderson de Oliveira Alarcon, disse que a refeição prevista na lei não será servida.

"Dadas às peculiaridades da região e um histórico não muito memorável (políticos serviam refeição em troca de votos), decidimos por fazer uma logística que não necessitasse deste serviço. Os veículos apanham eleitores rurais bem cedo e mesmo antes do almoço já estão de volta. Apanham os eleitores rurais de outros lugares depois do almoço e já no final da tarde estarão de volta."





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272302/visualizar/