Nasa antecipa decolagem do Discovery e planeja vôo noturno
A idéia de antecipar a decolagem procura dar aos empregados a oportunidade de passar mais tempo com suas famílias durante as festas de fim de ano. O primeiro período propício para o lançamento do Discovery começa em 7 de dezembro e se estende até 26 de dezembro.
A Nasa havia escolhido, a princípio, o dia 14 de dezembro como a melhor data para a decolagem da nave, mas agora a agência adiantou esse prazo para 7 de dezembro. A última vez que um lançamento noturno ocorreu foi em 23 de novembro do 2002, com a partida do Endeavor.
Desde o desastre do Columbia, em 1º de fevereiro de 2003, a Nasa passou a exigir que todos os lançamentos fossem feitos à luz do dia, para que as câmaras em terra e as instaladas na nave e seu tanque pudessem detectar possíveis desprendimentos de materiais que danifiquem a nave.
A nave Columbia, com sete astronautas a bordo, explodiu e se desintegrou quando retornava à Terra. A investigação posterior determinou que a cobertura térmica da nave havia sido danificada pelo desprendimento de espuma isolante do tanque de combustível durante o lançamento.
Desde então, os lançamentos das três missões foram realizados durante o dia, cuidadosamente monitorados por dezenas de câmaras.
Na missão do Discovery, na qual participarão sete astronautas e que durará 11 dias, inclui-se a renovação dos cabos do sistema elétrico da Estação Espacial Internacional (ISS).
Comentários