Venezuela retira cartaz de Chávez após protesto de Portugal
Lisboa exigiu horas antes uma explicação de Caracas por causa de um cartaz de campanha que mostra os dois líderes sorrindo de maneira cortês na sala VIP do aeroporto de Lisboa.
"Se houve algum tipo de interpretação particular, nós pedimos desculpas em nome do Ministério de Comunicação", disse Lara em uma entrevista coletiva em Caracas.
O ministro negou que a imagem faça parte da campanha para as eleições de dezembro, em que Chávez é favorito para ganhar um novo mandato de seis anos, e explicou que a pretensão era comunicar as atividades do presidente no exterior.
É comum ver em Caracas gigantescas fotos de Chávez com seus colegas de Brasil, Argentina ou Bolívia, entre outros.
"Isso (a reclamação) não vai ser uma causa para prejudicar as excelentes relações entre Venezuela e Portugal", completou Lara.
Na Venezuela há uma comunidade de aproximadamente 800.000 portugueses.
"Pedimos ao embaixador da Venezuela uma explicação e mostramos nossa insatisfação relativa ao uso inadequado da imagem", disse a repórteres o ministro de gabinete português, Pedro Silva Pereira, após reunião semanal do governo.
A fotografia foi tirada há três meses, quando Chávez se encontrou brevemente com Sócrates no aeroporto de Lisboa enquanto o presidente venezuelano estava a caminho da Rússia.
Comentários