Favorito nas eleições do Equador chama Bush de burro
Questionado pelo canal de televisão Ecuavisa sobre o que achava do adjetivo diabo usado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez para se referir a Bush durante a recente assembléia da ONU, Correa disse que o governante americano é um burro.
"O diabo é malvado, mas, embora o seja, é inteligente. Bush é um presidente extremamente burro, que fez muito dano a seu país e ao mundo", disse Correa, primeiro nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de 15 de outubro.
No entanto, o candidato de esquerda do Movimento Aliança País, esclareceu: "Uma coisa é o que penso do Sr. Bush, e outra o que penso do povo americano, do qual gosto muito e com o qual vivi quatro anos".
Correa, ex-ministro da Economia da atual Administração, fez faculdade nos Estados Unidos. Apesar da declaração, o candidato presidencial, um ferrenho crítico do Fundo Monetário Internacional (FMI), entre outros organismos internacionais de crédito, disse que Bush merece respeito como representante de uma nação.
"Minha opinião pessoal é que Bush é uma pessoa extremamente limitada, e lembro que vivi nos Estados Unidos quando Bush ganhou a primeira eleição, inclusive com um artifício", ressaltou o candidato, que acha que pode ganhar no primeira turno.
"Quando for presidente da República e falar como presidente, e não como o cidadão Rafael Correa, então manteremos o protocolo do caso. Mas, enquanto isso, posso dar minhas opiniões pessoais, compartilhadas pela grande maioria das pessoas", declarou o candidato esquerdista.
Correa é amigo de Chávez e, no início da atual campanha eleitoral, viajou para Venezuela, onde, segundo disse, se reuniu com o presidente na casa de sua mãe.
O candidato não revelou se nessa reunião trataram de assuntos relacionados ao pleito nos quais será eleito o sucessor de Alfredo Palacio.
Comentários