Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 27 de Setembro de 2006 às 15:42

    Imprimir


O candidato à Presidência do Equador Rafael Correa, favorito nas pesquisas para as eleições de outubro, chamou hoje de burro o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Questionado pelo canal de televisão Ecuavisa sobre o que achava do adjetivo diabo usado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez para se referir a Bush durante a recente assembléia da ONU, Correa disse que o governante americano é um burro.

"O diabo é malvado, mas, embora o seja, é inteligente. Bush é um presidente extremamente burro, que fez muito dano a seu país e ao mundo", disse Correa, primeiro nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de 15 de outubro.

No entanto, o candidato de esquerda do Movimento Aliança País, esclareceu: "Uma coisa é o que penso do Sr. Bush, e outra o que penso do povo americano, do qual gosto muito e com o qual vivi quatro anos".

Correa, ex-ministro da Economia da atual Administração, fez faculdade nos Estados Unidos. Apesar da declaração, o candidato presidencial, um ferrenho crítico do Fundo Monetário Internacional (FMI), entre outros organismos internacionais de crédito, disse que Bush merece respeito como representante de uma nação.

"Minha opinião pessoal é que Bush é uma pessoa extremamente limitada, e lembro que vivi nos Estados Unidos quando Bush ganhou a primeira eleição, inclusive com um artifício", ressaltou o candidato, que acha que pode ganhar no primeira turno.

"Quando for presidente da República e falar como presidente, e não como o cidadão Rafael Correa, então manteremos o protocolo do caso. Mas, enquanto isso, posso dar minhas opiniões pessoais, compartilhadas pela grande maioria das pessoas", declarou o candidato esquerdista.

Correa é amigo de Chávez e, no início da atual campanha eleitoral, viajou para Venezuela, onde, segundo disse, se reuniu com o presidente na casa de sua mãe.

O candidato não revelou se nessa reunião trataram de assuntos relacionados ao pleito nos quais será eleito o sucessor de Alfredo Palacio.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273012/visualizar/