Dia Nacional dos Doadores de Órgãos alerta para a solidariedade
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, de cada oito potenciais doadores de órgãos, apenas um é notificado. Ainda assim, o País é o segundo do mundo em número de transplantes realizados por ano. Para alertar a população sobre a necessidade da doação, a APAR - Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina - em parceria com a CNCDO/SC - Central de Notificação, Captação, Distribuição de Órgãos de Santa Catarina, órgão da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina, realizarão uma campanha nos dias 26 e 27. O evento acontece das 7h às 19h, no terminal de ônibus do centro – TICEN, com entrega de folhetos e informações sobre a doação. A Unimed Florianópolis apóia e participa do evento divulgando os programas de medicina preventiva da Cooperativa.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80% dos transplantes no Brasil são realizados com sucesso e reintegram o paciente a vida. “É importante esclarecer à população, tanto para prevenção de doenças quanto para a doação de órgãos, salvando vidas através de transplantes”, afirma Silvia Wallner, do departamento de Medicina Preventiva da Unimed.
No Brasil, cada estado possui uma Central de Notificação, Captação e distribuição de Órgãos que coordena a captação e a alocação dos órgãos. O sistema possui uma fila única que facilita tanto a doação quanto o recebimento do órgão. Em Santa Catarina é possível doar coração, córnea, fígado, pâncreas, rim, medula óssea, ossos e esclera ocular em diversas localidades do Estado. Mais informações sobre a doação de órgãos no Brasil e em Santa Catarina podem ser conseguidas por meio do site da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – www.abto.ogr.br.
Comentários