Gabinete de Abe inicia Governo com 65% de apoio, segundo pesquisa
O percentual de aprovação popular é o terceiro maior a um Gabinete depois dos 86,3% que o Executivo de Junichiro Koizumi obteve em 2001 e dos 75,6% do Governo de Morihiro Hosokawa, em 1993.
A pesquisa da "Kyodo" foi realizada por telefone durante a noite desta terça-feira e obteve 1.035 respostas das 1.464 pessoas consultadas.
Dos entrevistados, 16,2% demonstraram rejeição ao novo Governo liderado por Abe, horas após a sua composição ser anunciada.
Dentre os motivos apresentados pelos participantes da pesquisa para apoiar Abe, a maioria, 22,6%, afirmou que não existe ninguém melhor neste momento, enquanto 21,9% dos entrevistados disseram que não confiam no novo primeiro-ministro.
Ao serem perguntados sobre se Abe deveria visitar o polêmico santuário de Yasukuni, 51,3% acham que não e 33% acreditam que o premier deveria ir regularmente ao mausoléu, onde se homenageia os japoneses mortos em conflitos bélicos, entre eles criminosos de guerra.
Entre os assuntos que devem ser prioridades do primeiro-ministro estão as aposentadorias e a previdência social (para 37,9% dos entrevistados), o reforço da economia (17,5%) e a recuperação das Finanças Públicas (11,6%).
Comentários