Unemat recebe primeiro acadêmico em mobilidade internacional
A Universidade do Estado de Mato Grosso recebeu nesta semana o primeiro acadêmico estrangeiro em mobilidade internacional. O peruano Carlos Cristobal Vila Garcia ficará seis meses em Pontes e Lacerda no campus da Unemat cursando três disciplinas no curso de Zootecnia.
O estudante foi recepcionado nesta segunda-feira (25) pelo reitor da Unemat, professor Adriano Silva, vice-reitor Dionei José da Silva, diretor político-pedagógico e financeiro do campus de Pontes e Lacerda, Osvaldo Martins Souza, pelos pró-reitores de Ensino e Graduação e Assuntos Estudantis, Ana Di Renzo e Celso Fanaia e ainda pela diretora de Mobilidade Acadêmica, Heloisa Karockzac.
O reitor destacou que para a Unemat a chegada do primeiro estudante internacional é um momento histórico já que permite que novas relações na esfera da construção do conhecimento e da ciência sejam estabelecidas. “Para nós é uma alegria que o nosso primeiro estudante estrangeiro em mobilidade seja de um país da América Latina, isso porque muitas vezes olhamos muito para a Europa e queremos estabelecer uma relação mais próxima com nossos vizinhos”, disse.
O professor Adriano Silva desejou boas vindas ao estudante peruano e manifestou o interesse de que seja o primeiro de uma série de acadêmicos estrangeiros que venham para a Unemat. A professora Ana Di Renzo, ressaltou a importância da mobilidade acadêmica. “Nós estamos iniciando este trabalho na Unemat e ficamos felizes em receber estudantes de outras instituições e de possibilitar também que nossos acadêmicos possam ter essa experiência em outras universidades brasileiras e estrangeiras. “.
O diretor do Campus de Pontes e Lacerda, Osvaldo, disse da satisfação do campus ser o primeiro a receber um aluno em mobilidade internacional. O estudante está hospedado na moradia estudantil ofertada pelo campus e já estabelece uma relação de troca de experiências e convívio com os acadêmicos de Zootecnia.
O peruano Carlos Cristobal é acadêmico da Universidade Nacional de La Amazônia Peruana. Ele aproveitou a oportunidade e destacou que vai se empenhar o máximo para aprender os ensinamentos e assim possibilitar que novas relações e colegas de universidade também tenham a experiência de estar em mobilidade. “Eu me sinto muito alegre e contente em ser o primeiro aluno em mobilidade internacional na Unemat”, finalizou.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Celso Fanaia, ressaltou que o fato de ser o primeiro estudante em mobilidade internacional é sempre uma referência para que a instituição recebe outros acadêmicos. A Unemat já conta com diversos estudantes em instituições estrangeiras, tanto na América do Norte como da Europa.
Comentários