El Niño tende a ter intensidade baixa a moderada até 2007
"O aparecimento de um episódio de El Niño de intensidade entre frágil e moderada é provável e este fenômeno deveria persistir até o início do ano de 2007", avaliou em um comunicado a OMM, baseando-se em observações feitas nos últimos dois meses.
A OMM constatou o aumento de um grau na temperatura da superfície da água no centro do Pacífico equatorial e um enfraquecimento dos ventos alísios próprios do fenômeno El Niño.
"Nesta fase precoce, sempre é possível, embora pouco provável, que o fenômeno se dissipe nos próximos dois meses", acrescentou a OMM, entidade da ONU com sede em Genebra.
A OMM evita se pronunciar sobre as possíveis conseqüências do fenômeno, cujo último aparecimento, em 1997 e 1998, causou a morte de 22 mil pessoas nos continentes americano, africano e asiático, assim como na Austrália, devido a incêndios, chuvas torrenciais e ciclones. Os prejuízos com estas catástrofes foram calculados em 34 bilhões de dólares.
A Organização das Nações Unidas considera, ao contrário, "altamente improvável" o aparecimento do fenômeno La Niña, que costuma se seguir ao El Niño e se manifesta pela queda anormal da temperatura da água.
Comentários