Famílias modernas lutam contra invasão tecnológica, segundo pesquisa
De acordo com a pesquisa, publicada nesta terça-feira, para 72% das famílias que usam novas mídias é importante dedicar tempo "fora da tecnologia", por exemplo jantando junto ou em jogos de tabuleiro, enquanto 90% dos pais entrevistados afirmam que "amam ficar em família".
A consulta, feita com 4.500 famílias em todo o mundo, revela que as novas tecnologias exigem muito tempo. Nas famílias americanas, que têm em média 12 aparelhos eletrônicos de comunicação em casa, a chance de fazer vários trabalhos ao mesmo tempo produz jornadas de 23 horas, levando em consideração a forma como os entrevistados dizem usar seu tempo.
Eles dedicam, por exemplo, 2,5 horas à televisão, 1 hora ao serviço de mensagens instantâneas, 1,2 hora aos e-mails, 1,3 horas à rádio, 3,6 horas à internet, 4,5 horas à família, 6,4 horas ao trabalho e 1,2 hora ao transporte.
Além disso, os hábitos tecnológicos variam de acordo com dada país: na China, por exemplo, 59% dos entrevistados assistem vídeos on-line contra uma média de 25% no resto do mundo. Entretanto, mexicanos e britânicos disseram preferir ver vídeos baixados no HD, enquanto os americanos são os primeiros no que diz respeito ao uso de telefones celulares.
O portal da internet Yahoo e a agência de mídia OMD fizeram esta pesquisa entre julho e agosto de 2006, consultando on-line 4.783 pessoas maiores de 18 anos em 16 países de Ásia, Europa, Oceania e América.
Comentários