Rice: "Venezuela poderia paralisar Conselho de Segurança da ONU"
De acordo com a transcrição da entrevista distribuída hoje pelo Departamento de Estado, Rice disse ontem ao conselho editorial da publicação que o Conselho de Segurança precisa de membros responsáveis para o seu funcionamento, não de países interessados em ventilar suas visões antiamericanas.
A entrada da Venezuela "acabaria com o fim do consenso no Conselho de Segurança", declarou Rice, que acrescentou que esta "é uma questão muito séria".
Segundo a chefe da diplomacia americana, este é o caso de avaliar se a Venezuela é um Estado "responsável ou se simplesmente quer ficar constantemente enredada em uma briga com os Estados Unidos todos os dias, em todos os temas, o que paralisaria o Conselho de Segurança".
Tanto a Venezuela como a Guatemala lutam por um assento não-permanente no Conselho de Segurança para o biênio 2007-2008.
A escolha do país que ocupará a vaga está prevista para o dia 16 de outubro.
Na entrevista, Rice também se referiu às palavras pronunciadas na ONU pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, contra George W.
Bush, que foi chamado de "diabo", "tirano" e "mentiroso", entre outros adjetivos.
"Acho que Chávez não fez bem algum a si com seu discurso", declarou a secretária de Estado.
"Pode ser que tenha atraído a atenção dos meios de comunicação, mas também atraiu a de muitas pessoas preocupadas com as responsabilidades do Conselho de Segurança", acrescentou.
Comentários