Sedtur recebe representantes da Oscip Artesanato Solidário
A ArteSol existe há seis anos e desenvolve 84 projetos em 16 Estados brasileiros. Mato Grosso será o 17° destino. É a primeira vez que o grupo vem para o Estado. O objetivo do ArteSol é a geração de trabalho e renda em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, por meio da revitalização do artesanato de tradição.
Nesta primeira visita ao Estado, as representantes ficarão até sexta-feira (29.09) para conhecerem as cidades de Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Poconé, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade. O roteiro foi sugerido pela secretária Yêda Marli: “temos muitos municípios precisando de incentivos para a divulgação do artesanato local. E o artesanato é também uma forma de promoção do turismo do Estado. Através dele, os turistas têm a chance de conhecer nossa cultura”.
Segundo a coordenadora executiva, Helena Sampaio, será escolhido apenas um município para que a ArteSol desenvolva trabalhos de orientação para o aprimoramento do artesanato, sem alterar a identidade cultural do produto. “Nossa Oscip busca atuar em lugares onde há poucas oportunidades de trabalho para os artesãos. Onde existe o produto, mas que seja pouco comercializado e divulgado”, afirmou a coordenadora.
O projeto visa também a ampliação da comercialização do artesanato. Durante 18 meses a Oscip fará oficinas de capacitação em diferentes áreas temáticas como: identidade; cultura e cidadania; gestão e organização da procução; aprimoramento do produto e relacionamento com o mercado. A data para o início das atividades deve ser definida depois da escolha do município em que a ArteSol irá trabalhar.
Comentários