­
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 26 de Setembro de 2006 às 14:57

    Imprimir


A guerra de formatos dos DVDs de alta definição pode acabar antes mesmo de ter começado, graças a uma tecnologia desenvolvida por uma companhia de mídia britânica.

A New Medium Enterprises (NME) anunciou na terça-feira que resolveu um problema técnico de produção que torna possível a fabricação de DVDs baratos de múltiplas camadas contendo um filme em mais de um formato.

"As tecnologias atuais de discos de múltiplas camadas simplesmente não funcionam. Nós criamos uma tecnologia para produção em massa de discos de múltiplas camadas que não sofre do conhecido problema de desperdício de DVDs", disse o vice-presidente de tecnologia da NME, Eugene Levich.

O problema acontece quando muitos DVDs que saem de linhas de produção não funcionam e têm de ser descartados.

Os custos de produção de um DVD de múltiplas camadas usando a nova tecnologia da NME são estimados em cerca de 9 centavos de dólar, em comparação aos 6 centavos de dólar de um DVD comum de camada única, segundo a companhia holandesa ODMS, uma das maiores fabricantes de linhas de produção para mídias ópticas.

A redução de custo de 50 por cento contrasta com a atual geração de DVDs de múltiplas camadas, que custam de três a cinco vezes mais do que um disco de camada simples por causa dos desperdícios.

O avanço da tecnologia acontece uma semana depois que três funcionários dos estúdios Warner Bros. registraram um pedido de patente de aplicativo para múltiplas camadas em um único DVD.

"Não há conflito entre a Warner e nós. Eles patentearam a aplicação, nós estamos patenteando a tecnologia. São patentes complementares. Estou feliz que isso tenha acontecido, porque mostra que eles realmente querem fazer isso e criar discos de múltiplos formatos em múltiplas camadas", disse Levich.

A Time Warner é a maior companhia de mídia do mundo e detém os estúdios Warner Bros. O ex-presidente da Warner Home Video James Cardwell juntou-se à NME como membro do conselho, no mês passado.

DVDs capazes de lidar com conteúdo gravado em múltiplos formatos podem resolver a emergente guerra entre dois padrões de DVDs de alta definição: Blu-Ray, apoiado pela Sony, e HD-DVD, liderado pela Toshiba.

DVDs de alta capacidade são necessários porque podem armazenar filmes em alta definição em um único disco. Filmes gravados em alta definição fornecem cinco a seis vezes mais detalhes de imagem que padrões comuns usados nos atuais DVDs.

O avanço tecnológico da NME foi confirmado pela ODMS. "Eu posso confirmar isso. Nós estávamos muito céticos quando a NME nos contatou. A tecnologia deles reduz desperdícios e também traz outras economias de custos", disse o presidente-executivo da OMDS, Jadranko Dovic.

A ODMS informou que terá a produção do primeiro protótipo de linha de produção baseado na tecnologia da NME no início de 2007.

A NME criou DVDs com até 10 camadas diferentes que ainda podem ser lidas. A empresa desenvolveu seu próprio player, mas tem interesse em licenciar a tecnologia para grandes fabricantes de eletrônicos, afirmou Levich.

Filmes em um DVD são armazenados em diferentes profundidades dependendo da tecnologia. Os discos Blu-Ray guardam informação a apenas 0,1 milímetro da superfície do disco, enquanto os produzidos no padrão HD-DVD gravam a 0,6 milímetro. Filmes com mais de duas horas precisam ser armazenados em duas camadas do mesmo formato, muito próximas uma da outra.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273342/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp