E-mail e celular deixam funcionários mais anti-sociais
A pesquisa realizada pelo The Corporate Services Group PLC entrevistou 2 mil funcionários e descobriu que um em cada cinco ingleses usam e-mail para fofocar a respeito dos outros colegas, e 10% dos membros de uma equipe confessaram ter errado o destinatário e mandado a mensagem para outras pessoas, a maior parte das vezes para o próprio chefe.
O funcionário padrão passa cerca de 27 minutos diários enviando e-mails para amigos e famílias, em um total de aproximadamente 288 mensagens por ano, o que significa que 37% de todos os e-mails enviados por uma empresa são para fins pessoais, e isto exclui mensagens de piadas. Cada funcionário recebe cerca de 336 piadas por ano via e-mail, a maior parte delas enviadas pelos próprios colegas.
Outro dado interessante revelado pelo estudo é que os telefones celulares, por mais estranho que possa parecer, também estão acabando com o contato verbal. Um em cada cinco ingleses afirmou já ter mandado mensagens de texto para avisar ao chefe que estava doente e não podia ir trabalhar.
A individualidade também fica expressada pela música, com 20% dos funcionários entrevistados mantendo tocadores de MP3 sobre a mesa de trabalho. Os homens usam duas vezes mais os aparelhos que as mulheres, mas ambos concordam que este é necessário para espantar a chatice do escritório. Entre os homens, 5% confessou escutar música apenas para fazer com que seus colegas parem de falar.
Para Tony Martin, presidente executivo do grupo que realizou a pesquisa, as comunicações modernas precisarão de reajustes para que os funcionários mantenham a comunicação verbal com seus colegas de trabalho e as habilidades sociais não se percam, noticiou o site Daily Mail.
Comentários