Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 26 de Setembro de 2006 às 05:31

    Imprimir


A imprensa britânica destaca hoje a polêmica provocada pela acusação supostamente lançada por Cherie Blair, mulher do primeiro-ministro Tony Blair, que teria chamado de "mentiroso" o ministro da Economia, candidato á sucessão do seu marido à frente do Governo.

Segundo a imprensa, Cherie Blair ontem fez murchar a festa a Brown durante a convenção do Partido Trabalhista, em Manchester.

Segundo Carolin Lotter, jornalista da agência "Bloomberg", na segunda-feira Cherie Blair acusou Brown de mentir nos corredores da conferência trabalhista. O ministro, negociando apoios, disse que tinha sido um privilégio servir ao primeiro-ministro.

Downing Street desmentiu a jornalista. A própria Cherie Blair, uma advogada cuja inimizade com Brown é bem conhecida, se dirigiu horas depois à imprensa para negar a notícia.

"Sinto muito, amigos. Lamento que vocês tenham perdido uma boa história, mas não disse isso, nem é o que penso", disse ela aos jornalistas.

Porém, o dano já estava feito. Basta ler as manchetes desta terça-feira nos jornais britânicos. "É mentira: a frase que arruinou o dia de Brown", diz "The Guardian". "Brown: foi um privilégio trabalhar com Tony Blair; Cherie: É mentira", destaca "The Daily Telegraph". "Cherie estraga a festa de Gordon", diz o "Daily Mail".

Segundo a jornalista de Bloomberg, que manteve o seu relato, Cherie Blair não foi discreta no seu comentário. "Todo o mundo estava olhando e ouviu. Cherie estava diante de uma das telas que transmitiam o discurso de Brown e disse: É mentira".

A imprensa britânica afirma que Cherie Blair está furiosa com o que considera um complô de Brown para obrigar seu marido a declarar publicamente que abandonará a chefia do Governo em menos de um ano.

"The Guardian" aproveita o incidente para destacar a tensão nas relações entre Brown e Cherie Blair. As suas famílias são vizinhas em Downing Street, a rua das residências oficiais do chefe de Governo (número 10) e do ministro da Economia (11).

Segundo o jornal, Cherie Blair se sentiu ofendida por uma foto publicada na imprensa. Brown aparecia sorrindo, na porta de sua casa, depois de um grupo de deputados rebeldes pressionar Blair a anunciar sua pronta renúncia ao poder.

Boatos dizem que a mulher de Tony Blair não se entende bem com a de Brown, Sara, que teve recentemente um filho. Apesar de vizinhos, os dois casais não se encontram para jantar desde 1998.

Em diversas ocasiões, a imprensa e a oposição já criticaram Cherie Blair por supostamente tentar aproveitar a posição de seu marido para lucros pessoais.

Um conhecido jornalista, Piers Morgan, chegou a descrever seu perfil como uma espécie de "Lady Macbeth", obstinada, mesquinha e preocupada com o dinheiro e a aparência física.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273455/visualizar/