Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 26 de Setembro de 2006 às 02:11
Por: Karine Melo

    Imprimir


O procurador da República Gustavo Pessanha denunciou à Justiça, na tarde desta segunda-feira, o ex-ministro da Saúde e candidato do PT ao governo de Pernambuco Humberto Costa e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, por corrupção passiva e formação de quadrilha no caso da Máfia dos Vampiros. Delúbio foi denunciado ainda por lavagem de dinheiro. Outras 31 pessoas também foram denunciadas por integrar a máfia, que lucrou com a venda superfaturada de remédios.

Segundo o procurador, há comprovações de que o ex-ministro tinha conhecimento, participava e dava respaldo a servidores envolvidos no esquema. Segundo a procuradoria, Costa tinha ligação direta com Luiz Cláudio da Silva, ex-coordenador de Recursos Logísticos do Ministério da Saúde. Silva assinava contratos e decidia a respeito de licitações, despachando direto com o ministro.

Pessanha afirmou ainda que havia dois grupos envolvidos no esquema - um encabeçado por Delúbio e outro por Costa - e que eles disputariam entre si. "(Os grupos) disputavam em alguns momentos entre si o poder e as vantagens do esquema criminoso", declarou.

Além deles, outras 31 pessoas envolvidas, entre as quais estão empresários, lobistas e servidores públicos, também foram denunciadas por integrarem a máfia. Mas nem só de petistas é composta a lista. Platão Fischer e Edilamar Martins, que comandavam o Departamento de Projetos Estratégicos durante a gestão do ex-ministro José Serra, também foram denunciados. Pernambuco Na tentativa de defender Humberto Costa, deputados estaduais e federais de Pernambuco protocolaram na última terça-feira no Ministério Público pedido de investigação sobre a suposta ligação do governo Jarbas Vasconcelos com a Máfia dos Vampiros. Eles alegam que, no mesmo inquérito no qual Humberto foi indiciado, vários depoimentos citam o nome do ex-secretário de Saúde Guilherme Robalinho por conta de uma possível relação com Jaisler Jabour, que chegou a ser preso e apontado como líder do "esquema do sangue".

No pedido de investigação, os parlamentares afirmam que Jabour teria patrocinado campanhas políticas por intermédio do ex-secretário. Eles questionam o posicionamento da Polícia Federal, que teria desconsiderado tais informações. O relatório da Polícia Federal sobre a Operação Vampiro foi entregue ao Ministério Público em 15 de agosto.

Críticas O procurador criticou ainda a demora da Polícia Federal (PF) em entregar ao MP a transcrição de de conversas interceptadas, o que ele classificou como "falha grave". "Foi constatada uma falha grave na não revelação, na época, de diálogos e a não menção de documentos que foram arrecadados, na época, que implicavam outras pessoas no esquema criminoso", declarou.

O ex-ministro criticou hoje as denúncias da procuradoria. Segundo Costa, ele considera estranho o fato destas acusações só terem vindo à tona na semana das eleições. O ex-ministro criticou ainda o fato da procuradoria não ter considerado as denúncias feitas por parlamentares contra o governo de Jarbas Vasconcelos, segundo a rádio CBN.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273479/visualizar/