Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 26 de Setembro de 2006 às 00:33

    Imprimir


O Governo de Cuba denunciou hoje que os Estados Unidos, pelo segundo ano consecutivo, negaram o visto de entrada no país a seu ministro da Saúde, que pretendia participar da reunião anual de Organização Pan-Americana da Saúde (OPS). O chefe do Escritório de Interesses Cubanos em Washington, Dagoberto Rodríguez, disse hoje que a negação do visto é uma "franca violação da letra e do espírito dos instrumentos que regem a OPS".

"O abuso dos direitos de país-sede deve levar esta organização a analisar seriamente a conveniência de desenvolver a sua reunião anual num país que respeite seus compromissos internacionais e garanta a participação de todos os representantes dos Estados-membros", aconselhou Rodríguez.

Ele acrescentou que a política de vetar a entrada do ministro da Saúde de Cuba é uma "grosseira burla às obrigações como país-sede de uma organização internacional".

O diplomata fez as declarações durante a inauguração da reunião anual dos Ministros de Saúde das Américas, na sede da OPS, em Washington. Cuba é fundadora e membro atual do Comitê Executivo da entidade.

Rodríguez destacou os avanços de Cuba no setor, lembrando que seu país "tem mais de 30 mil agentes de saúde em 68 países do mundo, atendendo a milhões de pessoas excluídas".

O Departamento de Estado dos EUA não quis fazer comentários sobre o caso.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273495/visualizar/