Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 25 de Setembro de 2006 às 22:02

    Imprimir


Com a realização de mais um curso de Formação Humana, ministrado inicialmente para 20 servidores públicos estaduais da Casa Civil, Casa Militar e Secretaria de Administração (SAD), o Governo do Estado consolida mais uma ação da política de valorização do seu quadro de servidores.

O curso foi aberto na manhã desta segunda-feira (25.09), na Escola de Governo e, diferente dos cursos de capacitação ou aperfeiçoamento técnico, este tem como principal objetivo, oferecer tópicos para uma reflexão sobre a vida física, psíquica, intelectual e espiritual dos servidores, trabalhando as relações intra e inter-pessoais nos variados ambientes; o doméstico, o do local de trabalho e do convívio social ou comunitário.

Segundo o coronel Orestes Oliveira, secretário-chefe da Casa Militar, o curso de formação humana surgiu a partir de um projeto da engenheira civil, arte-educadora e servidora da Casa Civil, Margarete Delgado de Arruda. “Ela já desenvolve este trabalho de reflexão em algumas comunidades de Cuiabá e apresentou este projeto propondo ministrar o curso entre os colegas de trabalho de forma voluntária. Então nós abraçamos a idéia. A professora já realizou um primeiro curso na SAD e devido ao sucesso, a proposta teve o apoio ampliado com a participação da Casa Civil e incorporado pela Escola de Governo”, explicou.

De acordo com a professora Margarete, trazer a experiência para o serviço público irá contribuir em muito para que o servidor tenha uma visão mais ampla de sua importância como indivíduo no mundo e como cidadão. Ela informou que entre os tópicos abordados no curso, previsto para ser concluído na próxima sexta-feira com 20 horas de duração, estão a Ética, a Cidadania, a relação como o outro e a auto-estima.

Para o diretor da escola de Governo, Almir Balieiro, a instituição tem trabalhado esta dimensão humana do servidor. “Temos um grupo interno que discute a transdisciplinariedade e a abordagem holítica (universal, plena, total) do ser humano, fisicamente, psiquicamente, espiritualmente, intelectualmente. Segundo dados concretos, 80% dos boletins de ocorrência registrados têm suas causas relacionadas com o desentendimento entre pessoas e isso demonstra a importância de buscarmos o desenvolvimento humano para a melhoria da convivência com o outro, noções de ética e respeito às limitações próprias e as dos outros, pois afinal o servidor é ser humano que tem uma vida profissional, mas tem sua vida pessoal e familiar e entender essas relações é que é o grande desafio”, enfatizou.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273505/visualizar/