Começa o 1° Seminário sobre motociclistas
Cerca de 400 pessoas se inscreveram para participar do evento. A iniciativa de promover o Seminário é uma forma de conhecer melhor a realidade dos motociclistas e buscar alternativas que gerem um trânsito mais seguro. As propostas levantadas durante o Seminário poderão nortear as futuras ações do Denatran e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na elaboração de políticas públicas que visem principalmente à redução de acidentes. O conselheiro do Contran, Edson Dias Gonçalves, representante do Ministério dos Transportes, ressaltou a importância do evento. “O Seminário é uma forma de reflexão do uso das motocicletas. É preciso conscientizar a população e intensificar a educação para o trânsito”.
No Brasil atualmente existem mais de 43 milhões de veículos, desse total 17% são motocicletas. Os condutores brasileiros já ultrapassam os 40 milhões, sendo que mais de 11 milhões possuem habilitação para condução de moto. Os motociclistas, em 2003, somaram 13% das vítimas fatais em acidentes de trânsito. Considerando as vítimas não fatais, esse número sobe para 22%. Nesse mesmo ano cerca de 26% dos veículos envolvidos em acidentes no Brasil foram motocicletas.
Segundo dados referentes a junho de 2006 o estado de Minas Gerais está em segundo lugar no ranking da frota de motos no Brasil com 891.880 motocicletas. Em 2005 ocorreram 12.702 acidentes com motos que resultaram em 208 mortos no estado mineiro. Já o estado de Goiás, em sétimo no ranking com 326.628 motos, registrou 15.219 acidentes envolvendo motocicletas, desse total morreram 322 motociclistas. O penúltimo estado em frota de motos, Roraima, já registrou no primeiro semestre deste ano 1579 acidentes, sendo que 33% das vítimas fatais foram motociclistas.
Com o tema: “Você e a moto: uma união feliz” discutido durante a Semana Nacional de Trânsito e o Seminário Educação e Segurança no Trânsito, o Denatran deu o primeiro passo para reverter esse quadro. O objetivo central do Órgão Máximo de Trânsito é buscar a conscientização de motoristas, sejam eles condutores de automóveis ou de motocicletas, ciclistas e pedestres para um comportamento mais seguro no trânsito, estimulando assim a prevenção e redução de acidentes.
Comentários