Ministro inaugura obras e confirma novos investimentos
Governo federal e governo do Estado investem R$ 64 milhões na obra. Parte dos recursos foi assegurada por emendas parlamentares dos deputados estaduais e federais.
Em Mato Grosso à convite do deputado federal Wellington Fagundes (PL-MT), o ministro esteve em Barra do Garças, onde recebeu a reivindicação do prefeito, Zózimo Chaparral, para conclusão do anel viário.
Da região leste, o ministro foi até Diamantino, onde o governo federal já concluiu a pavimentação da BR-364 até o Posto Zulli, no entroncamento da MT-010, e agora caminha em direção a Campo Novo do Parecis. Ainda na BR-364, o Ministério dos Transportes está pavimentando o trecho de Sapezal até Comodoro.
Em Rondonópolis, o ministro Paulo Passos anunciou a liberação de recursos de R$ 1,8 milhão para desapropriações e outros R$ 2 milhões para a construção de três alças do viaduto sobre a BR-364 - uma antiga reivindicação da população.
Segundo Paulo Passos, somente este ano, o Ministério dos Transportes está investindo R$ 200 milhões nas rodovias de Mato Grosso, incluindo a recuperação, manutenção e conservação de 421 km da BR-070, entre Barra do Garças e a Serra de São Vicente, e a recuperação da BR-070 entre Cuiabá e Cáceres. Em outra rodovia - a BR-364 - a licitação em curso também prevê a recuperação no trecho Cuiabá/Jangada.
"Há muito tempo as rodovias não recebiam esse volume de recursos agora aplicados pelo governo Lula", disse o ministro. Segundo ele, há alguns anos, o governo federal investia entre R$ 600 a R$ 800 milhões na malha viária brasileira. Hoje, esse volume subiu para R$ 2 bilhões/ano, dando um novo impulso à indústria de construção rodoviária. "Não há desenvolvimento sem boas estradas", disse ele.
O deputado federal Wellington Fagundes, autor de várias emendas que destinam recursos para rodovias em Mato Grosso, confirma os números: "nossas estradas estão melhores, os investimentos aumentaram e isso impulsiona a nossa economia". Na avaliação do deputado, as rodovias ganham importância estratégica em Mato Grosso diante do crescimento da produção agrícola.
"Esse crescimento impõe a necessidade de termos boas estradas", disse.
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