Apresentadores "fazem malabarismos" na TV
Eliana, um dia espontânea cantando a música dos dedinhos e fazendo a alegria das crianças, tem agora um visual bem mais sóbrio e elegante à frente do Tudo é Possível, da Record. O requinte da moça, no entanto, nada tem a ver com o estilo do programa que apresenta. Ela teve um desejo atendido: o de não trabalhar mais para o público infantil. Mas a loira não se encaixa no perfil da produção, que mais combina com um antigo apresentador da casa, o cantor Netinho de Paula. Entretanto, como para a Record é interessante ter em seu "cast" um nome como o de Eliana e para ela a exposição na mídia é sempre melhor do que a geladeira, fica tudo simplório assim mesmo.
Outro que destoa do formato quadradinho que impera nos programas de auditório é Márcio Garcia. Desde que estreou no O Melhor do Brasil, nas tardes de sábado da Record, o rapaz ainda não recuperou a espontaneidade dos tempos de Gente Inocente, da Globo.
Márcio Garcia é moderno demais para um projeto que é a cara do Raul Gil. Mesmo com a retomada da produção teledramatúrgica na emissora, no entanto, é muito mais cômodo para ele manter seu posto de apresentador. Com um ritmo de trabalho bem menos enlouquecedor do que o de uma novela, ele garante sua própria tranqüilidade e a da emissora ao conquistar a vice-liderança no horário.
Na Rede TV!, o que impressiona é o subaproveitamento de Olga Bongiovanni no Bom Dia Mulher. A jornalista transmite seriedade, tem credibilidade, mas fica limitada a comentar as fofocas contadas pelo companheiro Jeff Benício e às aulas de culinária. Nada que explore o potencial da apresentadora que tem boa bagagem e que poderia contribuir com informação e inteligência.
Com uma imagem menos conhecida que a de Olga, mas com a mesma dose de compostura, Regina Volpato fica perdida nas tardes do SBT. A apresentadora do Casos de Família foge do perfil do programa que se propõe a expor problemas e fragilidades emocionais dos participantes. Regina é educada demais, fala docemente demais e, nem com muito esforço, encaixa-se no modelo popularesco de Casos de Família. Sua escalação é tão despropositada quanto seria uma perfeição pôr Márcia Goldschmidt no mesmo lugar. Seria a apresentadora ideal.
Todos os programas têm audiência, atraem anunciantes e isso já basta para garantirem seu espaço na grade televisiva. Do lado das emissoras, satisfação. Do lado dos profissionais, impossível afirmar que balanço é feito - talvez o bom retorno financeiro - é verdade. O fato é que nem sempre eles podem ter o programa que realmente desejam e são obrigados a fazer concessões. Ou pode ser até que ficar onde estão tenha suas vantagens. Mas a verdade é que nesse jogo de ajustes - quase sempre forçado - o desfecho é, no mínimo, excêntrico. Somando-se uma extravagância daqui e uma escorregada dali, o resultado é uma televisão cada vez mais esquisita de ver.
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