Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 23 de Setembro de 2006 às 17:59

    Imprimir


A popularidade do presidente da Bolívia, Evo Morales, caiu de 81 para 53% entre os meses de maio e setembro nas cinco principais cidades do país.

A pesquisa, cujos resultados foram entregues hoje à Efe, mostra que a aprovação à gestão de Morales ficou este mês em 53%, 28 pontos percentuais a menos do que em maio, quando era de 81%.

A nacionalização dos hidrocarbonetos, medida mais emblemática de seu Governo, enfrenta várias dificuldades para ser aplicada plenamente, assim como a Assembléia Constituinte,que desde sua inauguração, em 6 de agosto, não chegou a acordos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 16 de setembro, nas cidades de La Paz, El Alto, Cochabamba, Santa Cruz e Tarija. Foram entrevistadas mais de mil pessoas. A margem de erro é de 3,09%.

Segundo a enquete, setembro é o quarto mês consecutivo a registrar queda na aprovação ao presidente boliviano. Em junho, os índices estavam em 75%; em julho, caíram para 66%, e em agosto, para 64%.

Entre maio e setembro a desaprovação de sua gestão nessas cinco capitais aumentou de 15% para 41%.

Nesse mesmo período, na cidade de Santa Cruz, a mais próspera do país e sede dos grupos opositores a Morales, a desaprovação subiu de 28 para 65%, enquanto na cidade de Tarija passou de 26% para 61%.

Já em El Alto, vizinha a La Paz, a aprovação ao governante se mantém alta, com 84%. O número, no entanto, é dez pontos percentuais mais baixo do que o de maio.

Em La Paz, o apoio ao presidente é de 64%, mas mostra uma grande baixa frente aos 91% de cinco meses atrás.

Na cidade de Cochabamba, a aprovação é de 58%, 27 pontos abaixo dos índices de maio.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273827/visualizar/