Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 23 de Setembro de 2006 às 17:47

    Imprimir


Os líderes da França, da Grã-Bretanha e da Alemanha estão dispostos a iniciarem conversações com o Irã mesmo se o país não tiver suspendido seu programa de enriquecimento nuclear antes das negociações. Washington, no entanto, não fará parte do processo, informou uma revista alemã neste sábado.

O governo iraniano tem se negado a suspender os trabalhos de enriquecimento de urânio no país, que pode refinar urânio para bombas atômicas, alegando que suas ambições de combustível nuclear são apenas para abastecer estações de energia. Autoridades ocidentais suspeitam que Teerã tem planos de produzir armas.

De acordo com reportagem da revista semanal Der Spiegel, o objetivo dessa nova estratégia seria atrair o governo de Teerã à mesa de negociações para discutir o pacote de incentivos oferecido pelas seis maiores potências do mundo em junho em troca da suspensão do programa de enriquecimento de urânio.

Os Estados Unidos não participarão de quaisquer conversações com o Irã anté que o país suspenda completamente seu enriquecimento de urânio, informou a revista.

Ainda segundo a reportagem, a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, não demonstrou diretamente sua aprovação a essa estratégia mas sinalizou que poderia tolerá-la.

Se este plano não trouxer uma solução para o impasse nuclear entre o Irã e o Ocidente, os seis países não terão outra alternativa senão debater sobre sérias sanções como as que Washington deseja impor sobre o país.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273829/visualizar/