Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 23 de Setembro de 2006 às 10:49

    Imprimir


A detenção de Muntasir Muhammad al-Jaburi, líder do Ansar al-Sunna - um dos principais grupos rebeldes do país -, assim como a detenção de dois de seus colaboradores mais próximos são um novo golpe à insurgência iraquiana, enquanto a violência atinge dezenas de pessoas no primeiro dia do Ramadã.

Jaburi e seus dois ajudantes foram detidos na localidade de Muqdadiya, na província de Diyala, ao nordeste de Bagdá, anunciou hoje o porta-voz do Ministério da Defesa, Muhammad al-Askari, que não deu detalhes sobre a data da detenção.

Askari, no entanto, disse que a captura de Jaburi tinha sido possível graças à colaboração entre as forças iraquianas e americanas.

A Ansar al-Sunna, grupo rebelde sunita, é uma das seis organizações radicais iraquianas que formam, junto com a organização terrorista Al Qaeda, o Conselho Consultivo dos Mujahedins, que inclui, além disso, o Exército Islâmico e as Brigadas da Revolução de 1920.

A organização liderada por Jaburi é responsável pelo seqüestro e pelo assassinato de dezenas de iraquianos e estrangeiros desde a invasão do Iraque em março de 2003.

O jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, líder da Al Qaeda no Iraque, morreu no dia 6 de junho em um bombardeio aéreo americano contra a localidade de Hibhib, a poucos quilômetros de Baquba, capital de Diyala, província habitada por xiitas e sunitas. Diyala se transformou em um reduto dos insurgentes. Acredita-se que nela estão as sedes de muitos grupos rebeldes que abandonaram a província de Al-Anbar, no oeste do país.

"A detenção de Jaburi e de dois de seus lugar-tenentes é um novo golpe contra as organizações rebeldes relacionadas com a insurgência, depois da morte de Zarqawi", disseram fontes oficiais.

A Ansar al-Sunna também é responsável por vários atentados, alguns deles suicidas, nos quais centenas de pessoas foram mortas nos últimos três anos.

Um dos crimes da organização aconteceu em 2004, quando 12 nepaleses que trabalhavam para as forças americanas foram mortos.

Eles foram seqüestrados e, depois, decapitados. Membros deste grupo também se responsabilizaram pelo assassinato de um japonês no ano passado.

A Ansar al-Sunna representa a ala mais radical dos grupos insurgentes do Iraque.

Os dirigentes da organização exigem como condição para o diálogo a retirada das forças estrangeiras posicionadas no país. Além disso, defendem a criação de um Estado islâmico no Iraque governado por um califa e incentivam a luta contra os xiitas, que são maioria no país.

O anúncio da detenção de Jaburi coincide com uma nova onda de violência na qual pelo menos 27 pessoas morreram e outras 28 ficaram feridas devido à explosão de um carro-bomba em Medinat Sadr, no leste de Bagdá.

Segundo a Polícia, o carro-bomba, que poderia ter sido conduzido por um suicida, explodiu em um posto de gasolina. A explosão atingiu uma longa fila de veículos, cujos motoristas aguardavam a vez de encher o tanque, no primeiro dia do Ramadã, mês de jejum e de adoração para os muçulmanos.

As fontes não descartam um aumento no número de mortes, devido ao estado grave de alguns feridos.

O porta-voz das forças internacionais no Iraque, o general americano William Cadwell, previu na semana passada um aumento do número de atentados no mês do Ramadã.

O atentado de hoje aconteceu um dia depois de um grupo armado atacar duas mesquitas e vários edifícios sunitas no bairro de maioria xiita de Hurriya.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273905/visualizar/