Seduc recebe apoio da Embaixada da Espanha no combate ao analfabetismo
Também fizeram parte da reunião, uma equipe, da Superintendência de Ensino e Currículo da Seduc - Educação de Jovens e Adultos (EJA). A equipe é a responsável pelo programa Brasil/Alfabetizado no Estado, o LetrAção que já alfabetizou mais de 42 mil pessoas.
O alvo da discussão, durante a reunião, foi também o projeto de combate ao analfabetismo “Pescando Letras” voltado aos pescadores. As aulas desse projeto iniciarão em outubro para 250 pessoas de comunidades ribeirinhas dos municípios de Cáceres e Barão de Melgaço.
O secretário Noí Scheffer disse que a parceria entre os dois países é a consolidação do apoio da Embaixada ao Estado, já que os dois países são parceiros em Mato Grosso no desenvolvimento de vários projetos. “Na Espanha, existe um projeto contra o analfabetismo parecido e ele servirá de base para consolidar o de Mato Grosso”, explicou Noí.
A nova parceria se resultará na qualificação dos alfabetizadores-voluntários que irão ensinar essas 250 pessoas. Entre os dias 16 e 20 de outubro, Andrés Gray Aznar - que atualmente é consultor no Estado da Bahia e desenvolve um trabalho com a comunidade ribeirinha do Rio São Francisco – vai aplicar essa qualificação.
Durante o encontro, Andréas contou sua experiência vivida em outros trabalhos, onde envolveu comunidades ribeirinhas. “O Ministério da Educação da Espanha tem uma preocupação muito grande com os países onde o número de analfabetismo e de desistência escolar é muito grande. Por isso elaboramos um programa de apoio e assistência à Educação de Jovens e Adultos na tentativa de colaborar com a redução desse índice”, disse
Andréas informa que na Embaixada da Espanha existe uma agência de cooperação à programas de EJA e que a gestão desses programas vem funcionando por meio de parcerias com os países envolvidos. Segundo ele, esse trabalho é desenvolvido em países da América Central, em El Salvador e na República Dominicana, e está em fase de execução no Paraguai e no Peru.
Conforme explicou a secretária-adjunta Marta, a idéia da Seduc é expandir o projeto “Pescando Letras” às comunidades ribeirinhas. “Inicialmente estamos trabalhando com esses dois municípios. Mas, temos colônias de pescadores espalhadas por todo o Estado, como no Araguaia, Pantanal e Baixada Cuiabana e nossa pretensão é implantar esse projeto também nessas regiões, por isso a importância dessa parceria”, afirmou.
Também estiveram presente na reunião a superintendente de Ensino e Currículo Dolores Schusller; o superintendente-adjunto, Suelme Evangelista; o coordenador do LetrAção, Luiz Carlos Trovo; a coordenadora do Pescando Letras, Hortência Benevides; a coordenadora do Beija-flor, Carmem Lúcia Giuntini; o assessor técnico da EJA, Sávio de Brito Costa; e a professora da EJA, Marisa Soares de Lima.
Parceria
O convênio com a Embaixada da Espanha surgiu a partir da oferta da Língua Espanhola nas escolas do Estado e a implantação do Centro de Recursos Didáticos de Espanhol.”A parceria da Seduc com o Ministério da Educação da Espanha vem sustentar a importância que estamos dando para a EJA, pois nós vamos receber o apoio de quem já vivenciou e tem o conhecimento nessa modalidade de ensino”, concluiu a secretária Marta.
Tem o objetivo de divulgar a língua espanhola e a cultura da Espanha e dos países hispano-americanos, bem como dar apoio a instituições, pesquisadores, professores e estudantes de espanhol. Ele será destinado aos professores e estudantes de espanhol, qualquer instituição ou pessoa relacionada com o espanhol ou a cultura dos países hispano-americanos.
Comentários