Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 18:23

    Imprimir


Trinta anos após a agência espacial americana (Nasa) ter publicado as primeiras imagens da "Cara de Marte", a Europa fez fotos detalhadas e inéditas sobre esta região que jogam por terra vários mitos.

A sonda "Mars Express", da Agência Espacial Européia (ESA), cujo centro de controle está em Darmstadt (perto de Frankfurt), obteve imagens da região marciana de Cydonia, a famosa "Cara de Marte", com uma resolução que contribui para desmistificar todas as teorias e histórias que surgiram após a publicação das primeiras fotografias.

A câmera de alta resolução que a "Mars Express" leva a bordo conseguiu finalmente fotografar a localidade no dia 22 de julho, após várias tentativas fracassadas entre abril de 2004 e julho de 2006, por causa da presença de pó atmosférico ou de nevoeiros, que impediam a visibilidade.

A região de Cydonia é uma planície cheia de mesetas com uma grande formação rochosa no centro que a nave americana "Viking 1" fotografou pela primeira vez em 25 de julho de 1976, o que criou uma série de teorias, mitos e especulações, pois mostrava uma região com a forma de um rosto humano.

A "Viking 1" tirava fotos da região de Cydonia para buscar um local de aterrissagem para sua sucessora, a "Viking 2".

No comunicado de imprensa no qual a Nasa fala da imagem, foi dito que é possível ver uma meseta que sofreu erosão e que a grande formação rochosa do centro ficou com um contorno semelhante ao de uma cara humana, pois a luz do Sol criava sombras semelhantes a dois olhos, um nariz e uma boca.

O rosto mede 3 quilômetros de comprimento por 1,5 quilômetro de largura e fica a 10 graus ao norte do equador marciano.

Muitos cogitaram que a Nasa estava escondendo uma grande descoberta e que se tratava de uma cara esculpida por uma civilização marciana.

Outros chegaram a comparar a região com a Esfinge que fica próxima da pirâmide de Giza, no Egito.

Agora, trinta anos após a Nasa ter publicado as primeiras imagens, a ESA tirou suas próprias fotografias da região de Cydonia durante a órbita 3.253, com uma resolução de 13,7 metros por pixel.

O responsável científico da missão Mars Express, o espanhol Agustín Chicarro, disse à Efe que "até agora não haviam imagens tão boas para poder verificar o que os cientistas disseram há trinta anos".

"Agora podemos ver, com uma resolução muito melhor, que não se trata de uma cara, mas de uma pequena elevação que sofreu erosão, o que deu a ela essa forma que lembra um pouco o rosto humano, nada mais", disse Chicarro.

Cydonia está situada na região marciana de Arábia Terra, que é uma das áreas de transição entre as terras altas do sul e as planícies do norte do Planeta Vermelho, que é caracterizado por vales.

A região de Cydonia, onde fica a "Cara de Marte", tem interesse geológico pelo fato de a erosão produzida se assemelhar à que acontece nos rios de montanhas da Terra.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274029/visualizar/