Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 15:24
Por: André Xavier

    Imprimir


Ribeirão Cascalheira, MT - O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos e o secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti inauguraram na manhã desta sexta-feira (22.09), no município de Ribeirão Cascalheira (900 Km a Leste de Cuiabá), o primeiro trecho de 17,9 km de pavimentação na BR-158, situado entre o Km 440,91 e 458,81, de um total de 101,09 quilômetros, firmados numa parceria entre o Governo do Estado e a União. Eles estavam acompanhados do prefeito José Adson de Souza, prefeitos da região e produtores rurais.

Este primeiro trecho liga os municípios de Canarana (823 km a Leste de Cuiabá) e Ribeirão Cascalheira. De acordo com o secretário Vilceu Marcheti, as obras de pavimentação a serem executadas estão divididas em cinco lotes e os outros quatro lotes restantes possuem cerca de 35 quilômetros cada.

Segundo ele, até o final de novembro próximo, no trecho entre Ribeirão Cascalheira e Posto da Mata, o Governo do Estado termina as obras de três pontes de concreto sobre os córregos Três Marias, Caaporã e Gaviões. Cada ponte terá 30 metros de comprimento por 10,8m de largura.

A inauguração do trecho da BR 158 é um marco. “Simboliza muito este ato pois retrata a forte preocupação do Governo Federal e do Governo Estadual para a abertura de novas fronteiras agrícolas. E tenho certeza de que essa parceria irá continuar e em ritmo acelerado para concluir os cerca de 400 quilômetros que ainda faltam, pois é na união de esforços que alcançaremos o desenvolvimento e o progresso para esta região”, destacou Paulo Sérgio Passos.

Para o prefeito de Ribeirão Cascalheira, a inauguração é o início de uma nova fase para o município e para a região. “Por muitos anos o asfalmento da BR – 158 ficou só no papel, mas hoje eu sinto orgulho em ver que se tornou realidade ”, enfatizou José Adson.

A BR-158 é um dos principais eixos viários de Mato Grosso e liga os corredores de exportação da região Sudeste (no Porto de Santos-SP) à região Centro–Nordeste (no Porto de Parauapebas-PA). Com a pavimentação total da estrada o escoamento dos produtos da região do Vale do Araguaia como soja, milho, algodão e gado bovino será mais rápido e os custos mais reduzidos para os produtores.

Segundo o secretário Vilceu Marcheti, que na ocasião representou o governador do Estado, com a execução dessa e de outras obras, a região que já foi conhecida como Vale dos Esquecidos, já não comporta essa denominação.

“Com o início do asfaltamento desses trechos da BR 158, as condições de transporte, principalmente para o escoamento da produção mato-grossense rumo aos portos dos Estados do Pará e Maranhão beneficiará em muito o desenvolvimento dessa região de Mato Grosso”, afirmou Vilceu Marcheti.

O secretário informou também que serão investidos na obra um total de R$ 63,559 milhões onde 50% desse recurso será de responsabilidade da União. Os outros 50% é a contrapartida do Governo do Estado por meio de recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), arrecadado dos produtores rurais do Estado, que destina 30% para habitação e 70% para estradas. Em especial, o recurso investido neste trecho foi totalmente viabilizado pelo Governo do Estado, que destinou R$ 6,465 milhões provenientes do Fethab.

Aproveitando a presença do ministro, Vilceu Marcheti reforçou o pedido para que o Governo Federal também dê atenção e duplique o trecho da BR 163 entre Cuiabá e o município de Jangada, conhecido como o trecho da morte, pelo grande número de acidentes.

Depois da solenidade, o ministro Paulo Sérgio Passos seguiu para Diamantino onde visitará as obras de pavimentação na BR-364 entre os municípios de Diamantino, Sapezal e Comodoro. Sua visita a Mato Grosso se encerra com o lançamento das obras do trevo de acesso da BR-364, em Rondonópolis, na Avenida Presidente Médici, município onde proferirá uma palestra na Associação dos Transportadores de Cargas (ATC).

Participaram ainda da cerimônia, o secretário-chefe da Casa Militar; coronel PM Orestes Oliveira, os prefeitos de Canarana; Walter Faria, de Água Boa; Maurício Tonhá, de Querência; Fernando Jürgen e de Porto Alegre do Norte; Edi Escorsin.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274065/visualizar/