Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Dezembro de 2013 às 22:57
Por: Marlene Maria com Heverton Lui

    Imprimir


Neste sábado (07), das 08h00min às 16h00min, a Secretaria Municipal de Saúde realiza um mutirão de coleta de preventivo de câncer no colo do útero em Tangará da Serra.
 


 
Com o slogan “Deixar virar câncer pra quê?”, estão sendo convidadas todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos, para que compareçam à unidade mais próxima de sua residência com seus documentos pessoais (RG e cartão do SUS).


 
 
“Esta campanha busca detectar mulheres com possíveis riscos de câncer de colo do útero, já que esta doença das que mais mata mulheres. Temos dados de um grande número de mortes por causa desta doença que inicia no colo do útero e acometem outras partes do organismo”, disse a Coordenadora Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Lucileia Oliveira Rodrigues.


 
 
A coleta de exames será feita nas seguintes Unidades de Saúde: Centro de Saúde – Posto Central, USF do Jardim Santa Izabel, USF do Jardim Presidente, USF da Vila Esmeralda, USF do Jardim Shangri-lá, USF do Jardim dos Ipês e USF do Jardim Tangará II. “É importante que esta mulher esteja há pelo menos há cinco dias sem manter relação sexual, sem estar menstruadas e sem usar nenhum tipo de pomada ginecológica para que tenhamos uma coleta bem fidedigna. O exame não dói, é feito rapidamente, demora por volta de 10 minutos. Claro que aquelas que fazem o exame pela primeira vez, demora um pouco mais porque vamos conversar com elas. Se notarmos alguma alteração, já se encaminha esta mulher para o tratamento adequado”, explicou a coordenadora.


 
 
O Ministério da Saúde esclarece que o colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças. O câncer do colo do útero é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.


 
 
A principal causa da doença é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção. A melhor forma de prevenção é fazer o exame preventivo (Papanicolau). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolau. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.
 


 
O exame preventivo é a coleta da secreção do colo do útero, utilizando espátula e escovinha. O material é colocado em uma lâmina de vidro para ser examinado posteriormente num microscópio. O exame é simples e rápido. Pode, no máximo, provocar um pequeno incômodo. No entanto, esse desconforto diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for feito com delicadeza e boa técnica.


 
 
 Entre os cuidados para a realização do exame preventivo é importante não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o médico.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2741/visualizar/