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Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 09:18

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A Microsoft anunciou que pode oferecer uma versão gratuita, bancada por publicidade, de versões básicas de seus softwares de processamento de texto e planilhas, em um aparente esforço para enfrentar o desafio do Google no mercado de programas empresariais.

A Microsoft, que domina o mercado de software por meio do Windows e do Office, seus dois produtos mais vendidos, há muito resiste à idéia de oferecer programas online.

Mas a empresa está enfrentando um contingente cada vez maior de concorrentes que oferecem produtos na Web —liderado pelo Google—, cujo modelo de negócios envolve prover tecnologia semelhante a custo zero para o usuário e ganhar dinheiro com publicidade.

A maior produtora de software do mundo agora está estudando de que maneira poderá transferir o Microsoft Works, pacote básico de software de negócios que freqüentemente é vendido pré-instalado em computadores pessoais de baixo preço, para a Web, como parte de seu crescente elenco de serviços online gratuitos.

A Microsoft continua a lançar novos serviços online, sob a marca Windows Live, e começou a testar o Office Live, dedicado a pequenas empresas que desejem criar contas de email, sites e sistemas de colaboração em projetos.

Alan Yates, gerente geral de estratégia de negócios na divisão de trabalhadores da informação da Microsoft, disse que a empresa vai considerar muitas opções para atrair usuários de nível básico.

"Estamos também pensando em como poderíamos aproveitar novos modelos de negócios como a publicidade e outras formas de pagamento, bem como em novas formas de distribuição", disse Yates.

As receitas com a venda de licenças de uso do Office e do Windows respondem pela maior parte do faturamento da Microsoft.

O desafio para o grupo será garantir que a oferta de uma versão gratuita, ou paga por assinatura, do Works não prejudique as vendas do Office, software dominante no mercado, que respondeu por um quarto do faturamento de 44 bilhões de dólares da empresa em 2005.

A Microsoft espera que a nova versão do Office, cujo lançamento é previsto para início de 2007, incentive nova demanda por software. O Office é um conjunto de programas integráveis que incluem entre outros aplicativos o Outlook (email), PowerPoint (apresentações), Excel (planilhas) e Word (texto).

A gigante norte-americana vende o Works por 50 dólares. O pacote inclui software de email, calendário, processamento de texto, planilhas e browser.

No mês passado, o Google anunciou que criou uma plataforma livre de software capaz de executar programas de negócios e de comunicações. Uma versão premium, e paga, do sistema será lançada mais tarde neste ano.

O Google comprou o site de processamento online de texto Writely.com em março e começou a testar em junho o Google Spreadsheets, que permite aos usuários criar, armazenar e compartilhar planilhas eletrônicas online.





Fonte: Reuters

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