Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 01:47

    Imprimir


O desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou estatisticamente estável em agosto, em 10,6%, contra 10,7% de julho. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há seis meses a taxa permanece estatisticamente estável.

Tradicionalmente a taxa de desemprego começa a cair a partir de meados do segundo trimestre, o que não aconteceu neste ano. Na avaliação do IBGE, o mercado de trabalho se tornou mais atraente com o aumento do emprego formal e da renda. Com isso, mais pessoas começaram a buscar trabalho, o que explicaria a alta taxa.

De julho para agosto, o mercado de trabalho absorveu mais 226 mil pessoas. Na comparação com agosto de 2005, foram criados 558 mil postos. "O bom cenário econômico tornou o mercado atrativo, estimulando as pessoas a procurar trabalho", afirmou Cimar Azeredo, coordenador da pesquisa.

O número de pessoas em busca de trabalho registrou um aumento de 17,2% em relação a agosto de 2005, o que significa que mais 355 mil pessoas começaram a procurar emprego.

"Um mercado positivo de verdade deveria absorver todo mundo que está procurando emprego, mas isso depende de um maior crescimento econômico, de reformas e de maior flexibilidade nas contratações", disse Guilherme Maia, analista da consultoria Tendências.

Um dos principais fatores de atração do mercado de trabalho hoje é o rendimento, que cresceu puxado pela formalização. O número de empregados com carteira cresceu 5,9% na comparação com agosto de 2005, equivalente a mais 472 mil pessoas. O rendimento voltou a crescer em agosto, com expansão de 0,7% em relação a julho e de 3,5% na comparação com agosto do ano passado. O rendimento médio da população ocupada ficou em R$ 1.036,20.

Segundo Marcelo de Ávila, economista do Ipea, a melhora na renda pode ser explicada pelo aumento do salário mínimo e da formalização e também pela inflação em baixa. Além disso, ele destaca a melhora dos acordos salariais.

A análise do desempenho do mercado de trabalho no governo Lula mostra que o país teve avanços significativos, mas que em 2006 houve uma sensível piora de alguns indicadores.




Fonte: Folha Press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274217/visualizar/