Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 01:45

    Imprimir


A quarta pesquisa Ibope para a disputa presidencial, divulgada hoje pelo Jornal Nacional, mostra que as denúncias de envolvimento do PT com o "dossiê Serra" não atingiram as intenções de voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas reduziram o índice de aprovação do seu governo. Ele seria reeleito ainda no primeiro turno com 49%. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em segundo lugar com 30%.

Heloísa Helena (Psol) ficou com 9%. Cristovam Buarque (PDT), 2%. Ana Maria Rangel (PRP), 1%. Os demais candidatos não alacançram 1%. Não sabem ou não opinaram são 5%. Votos brancos e nulos, 4%. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios brasileiros entre os dias 18 e 20 de setembro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 18052/2006.

Pesquisa Vox Populi, também divulgada nesta quinta-feira, confirma o favoritismo do presidente. Segundo o instituto, ele seria reeleito no primeiro turno com 51%. Geraldo Alckmin (PSDB) alcançou 27%.

Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 8 de setembro, Lula oscilou apenas um ponto, subindo de 48% para 49%. Já o tucano subiu três pontos, passando de 27% para 30%. A senadora Heloísa Helena e Ana Maria mantiveram o índice do levantamento anterior. Cristovam cresceu um ponto, de 1% para 2%.

Segundo turno O Ibope realizou também uma simulação de segundo turno entre Lula e Alckmin. O petista venceria com 52%, apenas um ponto a menos do que na pesquisa anterior. O tucano manteve o índice de 8 de setembro: 37% das intenções de voto.

Governo O Ibope realizou ainda pesquisa de avaliação do governo Lula. O levantamento mostra que a avaliação positiva caiu 6 pontos. O conceito ótimo ou bom foi citado por 49% dos eleitores na pesquisa anterior, e por 43% nesta quinta. O conceito regular subiu 4 pontos: de 33% para 37%. Já o conceito ruim ou péssimo subiu de 16% para 19%. Não souberam opinar apenas 1%. O índice de eleitores que aprovam o governo Lula também caiu, de 62% para 58%. Os que desaprovam passaram de 32% para 36%. Não souberam opinar são 7%.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274218/visualizar/