Candidatos a defensor-geral se encontram com governador
Mendes Júnior, acompanhado pelos defensores Márcio Frederico de Oliveira e André Luis Pietro, defendeu a expansão da interiorização da Defensoria Pública, a valorização do defensor, eficiência e ética na gestão.
Ontem (20) a presidente da Associação Mato-grossense dos Defensores Públicos de Mato Grosso, Helyodora Carolyne Almeida Rotini, também pré-candidata à vaga da Defensoria Pública Geral do Estado, foi recebida pelo governador Blairo Maggi em seu gabinete.
Atualmente o cargo é ocupado pelo defensor Fábio Guimarães, cuja gestão termina neste ano. O novo Defensor Público Geral do Estado terá dois anos para atuar. A eleição acontecerá a partir da primeira quinzena do mês de novembro próximo, quando acontece a primeira fase. A lista tríplice com os nomes mais votados pelos defensores públicos será enviada ao governador para a escolha do novo defensor.
Ao todo são 74 defensores públicos atuando em 28 comarcas do Estado. Eles prestam assistência jurídica, integral e gratuita aos cidadãos que não têm condições de pagar um advogado.
Entre os trabalhos de orientação e de defesa dos assistidos, estão aqueles na área cível - como ações de separações, divórcios, investigação de paternidade, pensão alimentícia, ações possessórias, de indenizações, de saúde e outras; e na área criminal, defesa dos acusados nas ações penais. Os defensores também atuam no atendimento nas áreas da infância e juventude
Comentários