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Economia
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 14:04

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Com a credibilidade em baixa após a longa crise que enfrentou (e que ainda não foi superada), a Varig tem apelado às promoções e tentado caprichar no serviço de bordo para trazer os passageiros de volta. Segundo reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo , a passagem na Ponte Aérea Rio-São Paulo custa R$ 160 - bem menos que o preço das concorrentes -, a empresa dá milhas em dobro no programa Smiles e os passageiros podem ganhar uma passagem de ida e volta a Buenos Aires com 12 mil milhas, quando a exigência era de 20 mil milhas.

A estratégia, aparentemente, tem funcionado. Nos poucos vôos que a companhia oferece hoje, a ocupação tem sido satisfatória. Mas não tem gerado muita receita. "Nesse momento de transição, em que não temos ainda o cheta (certificado de habilitação sem o qual a empresa não pode operar), o objetivo é trazer o passageiro de volta, muito mais do que gerar caixa", diz uma fonte da empresa.

Mas ele garante que, na Ponte Aérea, a grande maioria dos passageiros é pagante, e que a tarifa de R$ 160 garante alguma rentabilidade. "A empresa está enxuta." Segundo ele, a tarifa de R$ 160 deve durar ainda por um bom tempo.

A crise da Varig, que chegou ao auge com as cenas de vôos cancelados no Brasil e no exterior e longas filas de passageiros sem saber o que fazer em aeroportos de todo o mundo, deixou marcas na imagem da empresa. Com poucos aviões, a empresa encolheu. A companhia, que chegou a ter 70% do mercado, teve no mês passado uma participação de cerca de 2% nos vôos domésticos, metade da BRA.

Apesar de todos os problemas, os passageiros que têm voado pela Varig se dizem satisfeitos com o fato de a empresa voltar a operar.

"No auge da crise, passamos a voar mais de TAM e de Gol, mas agora a empresa tem nos oferecido mais vôos de Varig na Ponte Aérea", disse a analista de negócios da Telefônica Fernanda Naliato. "Tenho milhas da Varig e não tenho nenhum interesse em que a companhia vá mal."

Além da Ponte Aérea, a Varig está voando para algumas capitais, como Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife, com poucas freqüências diárias. No mercado internacional, o único vôo da companhia, para Buenos Aires, anda bastante concorrido por conta da promoção das 12 mil milhas.





Fonte: Folha Online

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