Fifa está atenta a acusações de corrupção na Inglaterra
O programa "Panorama", da rede BBC, fez acusações de corrupção entre empresários e treinadores em transferências de atletas, na terça-feira, levando a federação inglesa a iniciar uma série de inquéritos.
O porta-voz da Fifa, Markus Siegler, disse que a entidade está atenta às denúncias e disse que elas coincidem com as medidas em curso da federação internacional para tornar mais claras as "atividades dos agentes".
"Fomos informados sobre o que foi apresentado", disse Siegler à Reuters, acrescentando que recebeu em sua mesa um resumo detalhado do programa "Panorama" às 7h da manhã do dia seguinte à exibição.
"Claro que devemos ter cuidado e precisamos aplicar o princípio de inocência a menos que se prove culpa. Isso é muito importante. Mas claro que quando isso acontece não é bom para o futebol".
De acordo com as atuais regras da Fifa, as investigações e medidas disciplinares são de total responsabilidade das associações nacionais.
Entretanto, Siegler indicou que isso pode mudar. A Fifa lançou uma série de forças-tarefas em setembro de 2005 para apurar vários aspectos do futebol, um deles relacionado a questões financeiras.
"Mesmo que eles (empresários) sejam chamados ''agentes Fifa'', as provas e a responsabilidade são das respectivas associações nacionais", disse. "Mas o regulamento está sendo revisado, como parte do trabalho da força-tarefa ''Pelo Bem do Esporte"''.
Perguntando se a Fifa estava acompanhando os inquéritos da associação inglesa (FA, na sigla em inglês), Siegler afirmou: "Claro. A FA é responsável por tratar a questão e é claro que há uma linha de comunicação entre a FA e a Fifa. Eles nos informarão sobre os avanços".
"Não podemos fechar os nossos olhos e não queremos fechar os nossos olhos".
Todos os acusados pelo programa "Panorama" negaram as irregularidades.
Comentários