Aulas de Língua Portuguesa revelam aluno-poeta
Para realizar uma atividade aplicada pela professora, ele criou a poesia “Minha sala de aula”. De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Ileusa Chagas Major, este não é um trabalho exclusivo desenvolvido por Wictor. “O que me deixa mais feliz, como professora, é saber que esse desempenho também é observado em grande número de alunos”, disse Ileusa.
Contudo, afirma a professora, Wictor, de 11 anos e que cursa a 6ª série se destaca na qualidade e maturidade da poesia. “Ele sempre foi muito aplicado e atento às aulas. Essa poesia é só um exemplo das qualidades e da capacidade que ele tem”, destacou Ileusa.
Wictor conta que se inspirou na família, nos colegas e na escola para desenvolver a poesia. “Eu sempre gostei de escrever e achei interessante poder falar, por meio de poesia das pessoas que gosto”, observou o aluno, confessando que gosta não só de Português mas também de Matemática e Educação Física. “Adoro resolver problemas e cálculos”.
O trabalho dos alunos foi desenvolvido durante uma aula, quando Ileusa, aplicou o tema “Minha sala de aula” e pediu para os alunos da 6ª série criarem um texto. “Primeiramente nós estudamos e analisamos o que era poesia, poema e prosa. Então eu dei o tema para eles criarem o texto da forma que achavam melhor”, explicou a professora.
O diretor da unidade escolar, Manoel Satiro da Silveira, destaca que a qualidade do ensino, ofertada pela unidade escolar, tem influenciado no desenvolvimento de Wictor e de outros estudantes. “Nós temos excelentes alunos em nossa escola, e o que contribui para isso, além da própria dedicação deles, é o ensino-aprendizado de alta qualidade que oferecemos” disse Manoel.
Segundo o diretor, a escola, que atende 590 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, vem trabalhando para incentivar cada vez mais o interesse dos docentes pelos estudos, bem como a participação deles nas atividades educativas da escola. Para isso foi criado um conselho, para escolher os três melhores alunos de cada turma. “No final dos semestres, nós premiamos os estudantes, que mais se destacaram nas aulas, com medalhas de ouro, prata e bronze”, informou Manoel acrescentando que os quesitos usados para a premiação incluem notas, freqüência, comportamento e participação nas atividades.
Como reconhecimento de seu desempenho e aplicação, no final do último semestre, a direção da escola premiou Wictor com uma medalha de ouro, consolidando-o como melhor aluno da sua turma.
Confira abaixo a poesia criada por Wictor:
Minha sala de aula
Minha sala de aula É bagunceira Eles chupam bala, E não jogam a casca no chão
As carteiras Estão uma beleza São de madeira E há limpeza
A Ileusa Minha professora guerreira Ela é uma Deusa De Língua Portuguesa
Minha sala Tem muitos gritos Deixa a gente Com o ouvido entupido
A líder Cleonice Chega na hora E a bagunça Foi embora
Meu professor de Geografia É o Eudócio Ele faz uma caligrafia Que é um negócio
Minha professora Cida É muito legal Minha professora querida Não é para falar mal
Nosso conselheiro É o Valmir Não é bagunceiro Mas só pensa em dormir
Minha sala tem Quarenta e quatro alunos A gente estuda Sobre o mundo
Eu amo os meus pais Até o meu irmão Eu amo meus pais De todo o coração
Na minha escola Tem lápis e borracha A gente lancha Suco com bolacha
Agora chegou o fim O fim dessa história Não falei de mim Porque está na hora De ir embora
Comentários