Concurso fotográfico marca Dia Mundial de Alzheimer
A competição foi promovida pela ONG Alzheimer's Disease International (ADI), cujo objetivo era obter imagens que fogem do estereótipo tradicional de como a demência é retratada.
O uruguaio Federico Esterol recebeu o primeiro prêmio na categoria amador. Os juízes do concurso incluíam os editores de fotografia da revista Time, do jornal The Times e do site em inglês da BBC.
Clique aqui para ver algumas das fotos do concurso
A foto Dançando na Cozinha, de Lynton Crabb, chamou a atenção dos juízes ao mostrar Robin, ex-jogador olímpico de hóquei, dançando com sua mulher, Patty, em sua casa na Austrália. Ele morreu quatro meses após a imagem ter sido feita.
A competição teve o apoio de 75 organizações mundiais que trabalham com Alzheimer. As imagens vencedoras serão expostas em uma conferência internacional da ADI em Berlim, em outubro.
Para Melanie Legg, da ADI, “a fotografia é um meio poderoso que não tem barreiras de linguagem”. “Esperamos que isso una famílias e organizações de Alzheimer em todo o mundo para promover uma imagem positiva e mais conhecimento sobre o tema.”
O canadense Jean Grothé fotografou sua própria mãe. “Ela nos preocupa, esquece tudo. Para sua própria segurança, tivemos que desligar o fogão, porque mais de uma vez ela esqueceu uma panela no fogo”, diz ele.
Comentários