Apicultores querem inserir mel na merenda escolar em Mato Grosso
Um grupo de 32 produtores de mel de Barra do Garças está lançado o Núcleo de Criadores de Abelhas do Araguaia (Nucleart), com o objetivo de pleitear a inclusão do mel na merenda escolar. O mel tem alto teor energético, além de ser um excelente antioxidante, nutrindo e firmando a pele.
Com a inserção de pequenas quantidades de mel na alimentação diária, os apicultores acreditam que possam contribuir em hábitos saudáveis para os alunos.
Um almoço neste domingo (24), na chácara do mel, próximo ao balneário das Águas Quentes, marcará a criação da Nucleart. O presidente da entidade será o sargento bombeiro Manoel Jorland e, o vice-presidente, o policial civil aposentado Edir Batista de Souza.
Em Barra do Garças, os apicultores já mantiveram um contato inicial com o prefeito Roberto Farias que se demonstrou interessado no projeto e para tanto pediu que o grupo se organizasse criando uma associação. O município produz, atualmente, em torno de 1.500 a 2.000 litros de mel. Para fornecer o produto para rede escolar seria necessário ampliar a produção para cinco mil litros.
No município de Cerejeiras, em Rondônia , os técnicos da Emater auxiliaram na organização da associação dos apicultores e o projeto obteve sucesso total. Em vários lugares pelo país a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) está promovendo a campanha “Meu Dia Pede Mel”.
Comentários