Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 10:46

    Imprimir


A sonda robótica Cassini descobriu um novo anel em Saturno, formado por uma trilha de partículas perceptível apenas entre alguns de seus anéis mais conhecidos, informou a Nasa.

A Cassini captou o anel e outras características raras quando o Sol passou diretamente por trás de Saturno, fenômeno conhecido como uma ocultação, fornecendo uma iluminação brilhante aos anéis.

Câmeras a bordo da Cassini também captaram imagens de um material gelado que se estende dezenas de milhares de quilômetros desde Enceladus, outra confirmação de que a Lua está lançando material que poderia formar um anel exterior.

Saturno tem ao menos 47 luas conhecidas e pelo menos sete anéis. A missão da Cassini, patrocinada em conjunto pela agência espacial dos EUA e da Europa, foi lançada em 1997 e está há quatro anos examinando o planeta gigante.

A nova formação pode ser apenas vislumbrada fora dos principais e mais brilhantes anéis de Saturno, dentro dos anéis G e E. Coincide com as órbitas das luas Janus e Epimetheus, e pesquisadores da Nasa dizem que os impactos de meteoros naquelas luas podem ter expulsado partículas que seu uniram ao anel.

A Cassini também captou uma imagem colorida da Terra, que parece um corpo pálido azul, distante quase 1,5 bilhão de quilômetros.

"Nada tem um poder maior de alterar nossa perspectiva de nós mesmos e de nosso lugar no Cosmos que essas imagens da Terra que coletamos de lugares tão distantes quanto Saturno", disse Carolyn Porco, chefe de imagens da equipe Cassini no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Estados Unidos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274636/visualizar/