Blair deseja breve restabelecimento da democracia na Tailândia
"Desejamos ver o retorno da democracia tão logo quanto for possível. Há eleições programadas para outubro e novembro e, obviamente, estamos tentando averiguar se esse pleito sairá adiante ou não", disse o porta-voz.
A mesma fonte confirmou que o deposto primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra, deve chegar hoje a Londres, como anunciou antes o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.
"Acho que (o deposto primeiro-ministro) está em um avião que aterrissará hoje em Londres. Também acho que tem parentes em Londres, mas não houve nenhuma solicitação para uma reunião (com o Governo britânico)", disse o porta-voz.
"O primeiro-ministro tailandês - acrescentou - chegará aqui em visita particular. Já esteve aqui antes e fez visitas privadas".
Depois do levante militar, Shinawatra cancelou na terça-feira o discurso que faria na Assembléia Geral da ONU.
O Executivo britânico desmentiu assim a notícia publicada pelo jornal tailandês "The Nation", que afirmava que o deposto primeiro-ministro já tinha chegado hoje a Londres acompanhado de uma pequena comitiva.
Segundo o jornal, Shinawatra, que comprou há alguns meses uma mansão em Londres, tinha voado à capital britânica em um avião de uma companhia russa, acompanhado pelo vice-primeiro-ministro, Surakiart Sathirathai, candidato tailandês à Secretaria-Geral da ONU.
A cúpula militar que deu o golpe de Estado contra o primeiro-ministro tailandês anunciou hoje que um Governo interino permanecerá um ano no poder, e que convocará eleições em outubro de 2007.
Comentários