Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 09:01

    Imprimir


Na semana que vem, Sinop receberá especialistas de renome internacional no 12º Seminário do Arroz e dia de campo, promovido pela Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso (APA). Um destes palestrantes será o engenheiro agrônomo e gerente de desenvolvimento de produtos da RiceTec Sementes, Leandro Lourenço Pasqualli.

Ele adiantou ao Só Notícias os principais pontos que serão abordados em sua palestra, que terá como tema: Arroz Híbrido, agregando valor e tecnologia a semente. "Vamos destacar o que é o arroz híbrido, quais são os benefícios que esta nova tecnologia proporciona bem como os resultados obtidos a campo e a nível industrial de nossos híbridos testados na região, já apresentando nosso híbrido mais avançado para esta condição, o XP725 que será chamado de ECCO quando comercial", destacou ele.

Pasqualli afirma que a principal vantagem observada é um desenvolvimento mais vigoroso, o que resulta em aumento de produtividade. "Isso significa, na média, um incremento de 2.000 kg/ha quando comparado com a principal variedade utilizada na região, apresentando qualidade industrial similar a referida variedade", complementa.

Sabe-se que o arroz híbrido tem um potencial de produção 20% superior ao normal, entretanto, ainda precisa melhorar a qualidade do grão. O arroz híbrido é conseqüência do cruzamento de duas linhas parentais, objetivando maior produtividade. A tecnologia de hibridação já é conhecida em outros cultivos, como o milho. A vantagem deste processo é que permite a combinação de características e beneficios encontrados nas duas linhas, em uma única semente.

Entre os principais benefícios estão: alto potencial de produtividade; alta capacidade de perfilhamento; baixa densidade de semeadura; boa formação de raízes; mais sanidade e estabilidade de rendimento.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274682/visualizar/