Câmera escondida mostra suborno no futebol inglês
Entre os problemas descobertos pela BBC, que utilizou câmeras escondidas para apurar as informações, estão uma rede ilegal de pagamento na contratação de jogadores, subornos em agentes, diretores e importantes gerentes do Campeonato Inglês.
O treinador Mike Newell, que comanda o Luton Town, da segunda divisão, denunciou que sofreu tentativa de suborno por parte de uma dupla de empresários para que ele favorecesse a contratação de um jogador.
Segundo Newell, o agente Charles Collymore e seu assistente Mark Wilson foram os responsáveis pela tentativa de suborno. O treinador, entretanto, não aceitou a quantia e denunciou a dupla à Federação Inglesa.
Outro nome supostamente envolvido na trama ilegal é o do treinador do Bolton, Sam Allardyce, que afirmou há alguns meses que os clubes ingleses eram um ninho de corrupção.
O programa da BBC traz declarações do filho de Allardyce, Craig, ex-agente Fifa. Ele garante que pode vender jogadores ao clube inglês devido ao fato do seu pai ser o treinador.
Quem também acabou se dando mal com a reportagem foi Harry Redknapp, do Portsmouth, atual líder do Campeonato Inglês.
Um repórter da emissora inglesa, sem se identificar, entrou em contato com o assistente de Redknapp e este se mostrou receptivo a proposta de ganhar um "extra" pela contratação de um jogador pelo clube.
Ele, porém, afirmou que antes deveria falar com Redknapp.
Comentários