Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 16:30

    Imprimir


Centenas de nova-iorquinos pediram hoje o fim da Guerra do Iraque, enquanto o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pronunciava um discurso na 61ª Assembléia Geral da ONU.

Com o reverendo e ativista dos direitos civis Jesse Jackson à frente, os manifestantes marcharam do centro de Manhattan até a sede das Nações Unidas, e pediram a retirada das tropas americanas do Iraque.

Também reivindicaram maior transparência por parte do Governo americano sobre o número de baixas sofridas até o momento no país árabe.

"Estamos perdendo vidas, dinheiro e honra. O Iraque é um campo de morte. Mais de 3 mil norte-americanos perderam suas vidas lá, e gastamos US$ 250 milhões ao dia no país", afirmou o reverendo Jackson, em entrevista coletiva.

"Precisamos sair de lá, e devemos ter orgulho de fazê-lo", afirmou. Jackson assegurou que os mais de US$ 12 bilhões gastos pelos EUA até o momento na guerra travaram o futuro do país em assuntos importantes como habitação, saúde e educação.

"Esta guerra está destruindo a alma de nossa nação. Devemos tomar uma grande decisão e ir em outra direção. Este é um conflito pela hegemonia sobre o petróleo, e não pela paz", argumentou.

A manifestação contou também com a presença de veteranos da Guerra do Iraque, que pediram o fim da intervenção armada aos gritos de "Parem a guerra" e "Tragam nossos soldados de volta para casa".

A solicitação de protestar contra a política do presidente Bush no Iraque foi autorizada pela Polícia de Nova York, que postou diversos agentes para garantir a ordem em uma manifestação que transcorreu sem incidentes.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274843/visualizar/