Implantação de Varas Especializadas de Violência contra a Mulher será nesta sexta-feira
Essas varas funcionarão em conformidade com a Lei Maria da Penha (11.340/2006), que entrará em vigor na mesma data, e julgarão exclusivamente causas cíveis e criminais em que a mulher figure como vítima de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
A partir das 14h30, o Presidente do TJMT, Desembargador José Jurandir de Lima, dará início à solenidade de instalação das duas varas. Às 15h15, Ellen Gracie será homenageada pelo Poder Judiciário mato-grossense com a entrega de "Medalhas do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita".
As duas varas foram criadas com intuito de eliminar a prática de violência contra a mulher. Várzea Grande e Rondonópolis serão as próximas comarcas a contar esse tipo especializado de vara. "Com essa medida, Mato Grosso sai na frente no combate à violência contra as mulheres", destaca José Jurandir.
A Lei Maria da Penha traz mudanças importantes para a preservação da vida e da saúde física e psicológica da mulher. Entre as inovações mais importantes estão a proibição de penas pecuniárias como punição para o agressor e a necessidade de os juízes, os promotores, os defensores e os agentes que trabalharão diretamente com as vítimas e agressores se especializem em Direitos Humanos.
Em Mato Grosso, os trabalhos de implantação estão sob a coordenação da Desembargadora Shelma Lombardi de Kato, que conta com o auxílio dos desembargadores Rui Ramos Ribeiro e Paulo da Cunha. Representantes do Poder Legislativo e Executivo do Estado também apóiam a causa.
Comentários