IBM e Telenor permitem que aparelhos móveis estudem usuários
A Telenor planeja melhorar seu serviço usando o conhecimento sobre a localização de seus usuários para automatizar operações de rotina, disse Hans-Christian Haugli, vice-presidente de pesquisa e inovação do grupo.
O sistema usa sensores como os empregados pelo GPS e software de processamento que filtra informações e utiliza os eventos importantes a fim de se adaptar às preferências do usuário.
Por exemplo, quando um usuário chega a uma sala de reunião em que há diversas pessoas presentes, o celular automaticamente entra em modo de correio de voz. Empresas de transporte e entregas podem usar o sistema para rastrear seus funcionários e veículos, e para estimar horários de chegada.
"No futuro, poderemos nos conectar às informações de agenda dos aparelhos, e desenvolver escolhas mais inteligentes para o usuário", disse Haugli.
"Trata-se de uma parte da grande adição que simplificará a maneira pela qual as pessoas empregam celulares e minimizará o número de botões que elas precisarão apertar", disse.
A IBM deu ao serviço o nome PASTA, sigla em inglês para Serviços Avançados de Presença para Aplicativos de Telecomunicações. A tecnologia permite localizar e identificar um aparelho de comunicação ou computação onde quer que ele esteja, a partir do momento em que o usuário se conectar à rede.
"O exemplo mais simples de presença é aquele que existe em aplicativos de mensagens, onde há algum indicador sobre a disponibilidade do usuário", disse Vova Soroka, o chefe da equipe de pesquisa da IBM no projeto, à Reuters.
Soroka trabalha no laboratório de pesquisa da IBM em Haifa, Israel —o maior da empresa fora dos Estados Unidos. A unidade desenvolveu a tecnologia, com ajuda de cientistas da IBM em Yorktown Heights, Nova York.
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