Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 07:31

    Imprimir


As primeiras lavouras de soja devem ser plantadas após as primeiras chuvas na região Norte do Estado. Em alguns municípios como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum já houveram algumas chuvas, nos últimos dias, e as expectativas são de que a partir do dia 20 muitos produtores comecem a plantar.

A previsão do Nono Distrito de Meteorologia é que o período chuvoso no Estado comece esta semana. O período de maior intensidade das chuvas no Estado é entre dezembro e fevereiro.

Na região de Sinop, segundo o presidente do Sindicato Rural, Antônio Galvan, o início do plantio deve demorar um pouco mais. “Não tivemos praticamente nenhuma chuva até agora”, argumentou. Galvan destaca que o ritmo do plantio deve ser mais lento este ano, devido a dificuldade de muitos produtores conseguirem recursos para a safra.

Mesmo sem ter estimativas da área plantada que deve ser cultiva nesta safra em Sinop, o cenário aponta uma redução nas lavouras destinadas ao plantio da soja. A falta de crédito, devido o endividamento dos agricultores nas últimas safras, em conseqüencia da queda nos preços dos produtos agrícolas, é uma das grandes dificuldades encontradas pelo setor para conseguir custeio para o plantio.

Outra alternativa que muitos produtores estão buscando é no plantio da soja precoce, para reduzir os prejuízos com pragas e doenças. As espécies precoces têm um ciclo mais curto e a tendência de ser atacado pela ferrugem, uma das vilãs das lavouras na região, é menor.

O ciclo de maturação da soja precoce é de 100 a 110 dias, enquanto da soja normal é de 125 dias. Acima desse período é considerado de ciclo longo. Na última safra a região de Sinop, que inclui os municípios de Cláudia, Vera, Santa Carmem, Itaúba, Feliz Natal, tiveram uma área plantada em torno de 450 a 500 mil hectares.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274978/visualizar/