Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 01:35

    Imprimir


O presidente mexicano, Vicente Fox, acusou hoje o governante da Venezuela, Hugo Chávez, de se intrometer nos assuntos internos do México por suas declarações sobre o processo eleitoral de 2 de julho.

"Parece uma intromissão da parte do senhor Chávez e um julgamento sobre assuntos do México que não lhe dizem respeito", disse Fox à imprensa em Nova York, onde participará nesta terça-feira da Assembléia Geral da ONU.

"O México tem força nas suas instituições e, certamente, rejeita as críticas, ainda mais vindas de um Chefe de Estado de uma nação amiga, sem dúvida, como a Venezuela", acrescentou Fox, segundo um comunicado da Presidência.

Chávez declarou no fim de semana passado à rede CNN que no México a eleição presidencial de 2 de julho, nas quais o governista Felipe Calderón venceu por 0,56% dos votos o candidato da esquerda, Andrés Manuel López Obrador, foi "roubada".

Fox disse que "não está programado" um encontro com Chávez em Nova York. "Vamos ter diversas reuniões com chefes de Estado, mas não há nenhuma programada com ele em particular", disse.

Chávez falou à CNN em Havana, onde participava da Cúpula de Países Não-Alinhados. Ele afirmou que a declaração de Calderón como presidente eleito do México "destruía" a possibilidade de manter boas relações diplomáticas.

As relações entre México e Venezuela são tratadas por encarregados de negócios desde novembro de 2005. Na época, Chávez chamou Fox de "filhote do império" e "entreguista aos Estados Unidos" por sua defesa da Área de Livre-Comércio das Américas (Alca).

O México exige um pedido de desculpas de Chávez como condição para restabelecer as relações em nível de embaixadores.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275012/visualizar/